27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Fachin encaminha denúncia contra Lula e Dilma à Justiça do DF

O ministro Edson Fachin, relator da operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Justiça do DF nesta quinta-feira (8) a denúncia de organização criminosa contra os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Além dos dois, o caso também envolve os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Se condenados, os membros da cúpula do PT podem pegar de três a oito anos de prisão.

Todos foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em setembro do ano passado, quando Rodrigo Janot ainda era procurador-geral. A senadora Gleisi Hoffmann e o ex-ministro Paulo Bernardo também são suspeitos pelo mesmo crime. No entanto, Fachin entendeu que as condutas dos dois estão relacionadas e, como a senadora tem foro privilegiado, o caso de ambos permanece sob análise da Suprema Corte.

A denúncia foi oferecida pela PGR, com base em inquérito que apura se o PT formou uma organização criminosa para desviar dinheiro da Petrobras.

O ex-ministro e prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, também é suspeito por envolvimento no mesmo crime. O caso dele deve ser encaminhado ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo.

Segundo a PGR, todos os denunciados são suspeitos de “promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa.”

Reportagem, Marquezan Araújo

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui