24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Faixa de pedestre com iluminação a LED chega à Cosme Ferreira na zona leste

A faixa de pedestre com iluminação a LED chega à avenida Cosme Ferreira, no bairro Coroado, zona Leste, em frente ao estádio municipal Carlos Zamith. O projeto, implementado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), visa garantir mais segurança aos pedestres durante a travessia.

A proposta da prefeitura é implantar a faixa com iluminação nas principais vias da cidade onde há maior circulação de veículos e pedestres. Os locais serão sinalizados com faixas pintadas ao longo da via e iluminadas com LED. As avenidas Pedro Teixeira, no Dom Pedro, e Torquato Tapajós já receberam o projeto. A próxima via a receber será a avenida Camapuã, no bairro Jorge Teixeira, em frente ao Shopping Phelippe Doau.

De acordo com a secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves, a faixa de pedestre iluminada permitirá maior concentração de luz na calçada, onde os pedestres aguardam o momento correto da travessia, evidenciando a presença dos mesmos aos motoristas durante a passagem. Ela informou, ainda, que o projeto foi desenvolvido em parceria entre a equipe técnica da Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia) e Manaustrans. “O resultado do primeiro trabalho foi muito positivo. Estamos avançando para mais uma avenida com muito fluxo de veículos e pedestres.”

O levantamento da diretoria de Engenharia de Trânsito analisa as áreas com maior volume de travessia de pedestres e com risco de acidentes, situadas em corredores de tráfego. Assim que as vias são mapeadas, o Manaustrans revitaliza a sinalização horizontal com a pintura da faixa de pedestres e das linhas de contenção. A sinalização vertical também é reforçada com a instalação de placas que indicam a área para a travessia.

O sistema é finalizado com a instalação da iluminação a LED, viabilizada graças a parceria com a SEMPPE, que favorece a visibilidade para pedestres e motoristas no horário noturno.

O trabalho de implantação das faixas é acompanhado pelo diretor presidente do Manaustrans, Franklin Pinto, e equipes de Engenharia e Operações.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui