32.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Feira Norte do Estudante promove três dias de atividades gratuitas para o público

Com a proposta de facilitar a escolha dos estudantes sobre qual carreira seguir, a Feira Norte do Estudante chega à sua nona edição na próxima semana com uma programação gratuita envolvendo mais de 160 atividades, entre palestras, aulas, bate-papos, júri simulado, dinâmicas e ações culturais variadas. O evento ocorrerá entre os dias 26 a 28, das 09h às 22h, no Manaus Plaza Centro de Convenções. Para participar, basta se inscrever no site: www.feiranortedoestudante.com.br.

Mais de 30 mil jovens em busca de orientação vocacional são aguardados durante a feira, considerada a maior da Região Norte voltada para a integração profissional de estudantes ao mercado de trabalho.

Assim como nas edições anteriores, as palestras e aulas ocorrerão simultaneamente em quatro salas, divididas de acordo com a área de conhecimento. Os participantes receberão certificado.

A sala Nelson Mandela, voltada para as ciências humanas, terá abordagem de temas como “O Gestor do Século XXI e Carreiras de Sucesso”, “Direito: O Futuro das Profissões Jurídicas”, “Jornalismo e Publicidade e Propaganda no Século XXI”, “Mundo Digital: As profissões que estão em alta na Atualidade”, “Curso de Pedagogia e sua Trajetória Histórica: Desafios e Perspectivas”, entre outros.

Na sala Rosalind Franklin, os visitantes interessados nas áreas da saúde e biomedicina poderão conferir palestras sobre “Medicina: Profissão ou Missão?”, “Atuação do Profissional Farmacêutico no Século XXI”, “Psicologia e as Demandas Atuais”, “As Ciências Biológicas: do Presente ao Futuro da Humanidade”, “Atuação do Enfermeiro e seu Papel Social”, “Atuação do Profissional de Educação Física Licenciado e Bacharel” e mais.

As ciências exatas serão trabalhadas na sala Albert Einstein, onde profissionais e especialistas de diversas áreas abordarão temas como “Ciência da Computação: Entenda o que o Profissional da Área Faz”, “O Presente e o Futuro do Engenheiro”, “Jogos Digitais: Uma Nova Jornada”, “O Uso da Tecnologia das Telecomunicações no Mercado Atual”, “Nanotecnologia: Mercado Promissor no Amazonas”, entre outros.

Já a sala Leonardo da Vinci receberá assuntos gerais sobre educação e mercado de trabalho, como “O Que as Empresas Esperam de Você”, “Seja o Desenvolvedor que o Mercado Precisa”, “Dicas para uma Redação Nota 1000 em Tempos de Internet”, “Empreendedorismo Geek”, “Profissões do Futuro”, “Orientação Vocacional: Conhecendo as Profissões”, “As Múltiplas Inteligências e o Valor do Conhecimento” e “Você em um Mundo Digital”.

“A Feira Norte do Estudante oferece uma experiência rica em termos de informação. Criamos um ambiente onde estudantes possam se sentir entusiasmados com a oportunidade de trocar ideias que auxiliem a compreender, planejar e aprimorar a sua escolha profissional”, afirma a coordenadora do evento, Inês Daou.

Para conduzir a programação, a FNE terá a participação de 120 palestrantes e 70 convidados entre artistas, escritores e facilitadores que estarão envolvidos em atividades realizadas no palco e em uma mini arena. Alguns dos destaques são a jornalista Luana Borba, da TV Amazonas, que falará sobre o dia a dia da profissão; a escritora Dori Carvalho, que promoverá uma conversa sobre os desafios da área e o relançamento de seu livro de poesias “Desencontro das Águas”; o empreendedor e especialista em marketing, Durval Braga Neto, que abordará o futuro das profissões; e a diretora do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (ICOMP/UFAM), Tanara Laushner, que fará uma palestra sobre tecnologia e privacidade na internet.

Uma das “sensações” do evento em todas as edições, o mural colaborativo formado por post-its terá agora quatro versões, uma para cada área do conhecimento. Outra atração que promete animar o público é o cantor mirim Lorenzo Fortes, um dos talentos amazonenses a marcar presença no consagrado reality show “The Voice Kids”.

Produção

A FNE foi idealizada e desenvolvida em 2010, com a proposta de transformar o cenário da educação na região. Além de facilitar o acesso gratuito a informações sobre ensino e mercado de trabalho, o evento é um dos responsáveis por movimentar o setor no Amazonas.

De acordo com a coordenadora da feira, o processo de produção, com duração de 6 meses, envolve a participação de mais de 60 profissionais e 20 empresas fornecedoras.

“Ao longo destes nove anos, concluímos que a Feira Norte do Estudante é um negócio social, onde o foco não está nos resultados financeiros. Garantimos acesso gratuito a milhares de jovens, geramos empregos e discutimos educação durante 39 horas em três dias. Neste ano, teremos ainda a colaboração de dez voluntários das áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Rádio e TV, que poderão adquirir uma experiência incrível durante o evento”, comenta Inês.

Para alcançar o público-alvo, a equipe da feira realizou uma série de visitas às escolas da capital com objetivo de apresentar o evento aos alunos através de conversas, distribuição de folhetos, cartazes, entre outras ações. Mais de 200 escolas foram visitadas.

Expositores

A área de exposição da feira, intitulada “Salão de Oportunidades”, reunirá mais de 30 instituições e terá a presença de 300 profissionais nos estandes. No espaço, os visitantes poderão conhecer as oportunidades e serviços ofertados por universidades, faculdades, cursos preparatórios e profissionalizantes, escolas de idiomas, empresas de estágio e seleção, entre outras.

Com intuito de estreitar os laços com os estudantes, os expositores realizarão ações diversas, como dinâmicas, sorteios de bolsas e brindes, quiz, interações com profissionais e alunos, além da exposição de cursos de graduação e pós-graduação.

Na lista de instituições de ensino superior, estão a Faculdade Santa Teresa, o Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Universidade Paulista (UNIP), Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (ICOMP/UFAM), Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA), Faculdade Estácio, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI), Singular Pós-Graduação e Centro Universitário do Norte (UNINORTE).

Também estão confirmados no evento o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Greenpeace, Acermaple Intercâmbio, Centro de Ensino Técnico (CENTEC), Gracom Escola de Efeitos Visuais, Centro Educacional Adalberto Valle, Fundação Rede Amazônica, World Study, Minds English School, Stylus Formaturas, Interarte, Sousa Joias, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC), Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a empresa 3M/Post-it.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui