24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

França promove estudos superiores em Manaus

Em eventos, é possível obter informações sobre procedimentos, pré-requisitos e bolsas de estudo

O Campus France Brasil, agência oficial do governo francês responsável pela promoção do ensino superior na França, organiza uma série de atividades na capital Amazonense. Os eventos acontecem entre os dias 18 e 20 de junho, com o objetivo de oferecer informações sobre os pré-requisitos para ingressar em universidades francesas, procedimento de candidatura, custos e bolsas de estudo.

A programação inclui uma série de apresentações, atendimento presencial individual e o lançamento do Clube France Alumni de Manaus, uma rede que visa reunir estudantes e profissionais que tenham uma forte relação com o país europeu. Acesse a programação completa no nosso site.

Custo baixo

Todos os anos, cerca de 300 mil estudantes estrangeiros são acolhidos pelas universidades e outras instituições de ensino superior francesas.

O custo relativamente baixo dos estudos na França é um dos principais fatores de escolha dos alunos estrangeiros. Existem mais de 80 universidades públicas espalhadas por todo o país, e que mantêm o mesmo nível de qualidade. O governo francês toma a seu cargo 90% do custo do ensino. Não há distinção entre estudantes franceses e estrangeiros. Os brasileiros pagam a mesma taxa de matrícula que os franceses.

Categorias Anuidade estimada
Universidades 200 a 400 euros
Escolas de Engenharia 600 euros
Escolas de Arquitetura 400 a 900 euros
Escolas privadas 5.000 a 12.000 euros

Com o visto de estudante de longa duração, é possível trabalhar meio período. Há também diversas opções de cursos com estágio remunerado. Os alunos das instituições francesas ainda têm acesso a restaurantes universitários, auxílio-moradia e planos especiais para transporte. Além disso, os brasileiros que vão para a França podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsa.

Sobre o Campus France Brasil

Presente em mais de 110 países, Campus France é uma agência governamental ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. No Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França.

A agência Campus France Brasil oferece orientação personalizada e gratuita aos interessados em estudar na França e também centraliza o procedimento de candidatura para grande parte das universidades do país europeu.

Atualmente, existem cinco Espaços Campus France Brasil em funcionamento: em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Recife, em Belo Horizonte e em Brasília.

O escritório de Brasília foi aberto em maio deste ano e é responsável pelo atendimento da Região Norte. As conversas com interessados em estudar na França são realizadas com horário pelo Skype. Para agendar, é necessário enviar e-mail para [email protected].

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui