Fuam recebe visita de representantes da empresa francesa que vão acompanhar atendimento a portadores de HIV e Aids.

A Fundação Alfredo da Matta, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), recebe, nesta quarta e quinta-feira (20 e 21/06), a visita técnica de representantes da empresa francesa Ahimsa Partners, Jean Francois de Lavison e Olivia Berliet. A visita, que também inclui a ida dos executivos à Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), tem como objetivo observar e acompanhar o atendimento de pacientes que são portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV e Aids.

A visita técnica faz parte de uma ação chamada “Resposta brasileira ao HIV: populações vulneráveis”, organizada pelo Ministério da Saúde, via Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. A escolha da Fuam é em função do funcionamento na unidade do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que presta assistência integral aos pacientes. No caso da FMT-HVD, pelo trabalho de assistência realizado pela Coordenação Estadual de DST/Aids, que funciona na unidade.

A equipe do SAE da Fuam é formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de saúde. Atualmente, a Gerência de DST da Fuam tem 512 pacientes em tratamento. De janeiro a maio de 2018, já passaram pela triagem de HIV 1.693 pessoas. Foram realizados 3.178 testes rápidos de HIV e a mesma quantidades de testes foram feitos para Sífilis e Hepatites B e C. A média de HIV positivo é de 05 casos por semana e a faixa etária mais incidente é de 18 a 34 anos. Em relação à Sífilis são 65 casos mensais dentro da mesma faixa etária.