24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Fundação Centro de Controle de Oncologia promove curso de capacitação de profissionais de saúde para o tratamento do fumante

Com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes no Amazonas e, consequentemente, a morbidade por doenças relacionadas ao tabaco, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), irá promover nesta quarta e quinta-feira (29 e 30/8), o curso de ‘Capacitação de profissionais de saúde para o tratamento do fumante’.

O treinamento será realizado no auditório da unidade hospitalar, localizado no 3º andar, na rua Francisco Orellana, nº 215, bairro D. Pedro I, e contará com a presença de representantes da área de saúde da capital e do interior. O evento ocorre no Dia Nacional de Combate ao Fumo (29), que este ano abordará o tema ´Tabaco e doenças cardíacas’.

De acordo com a coordenadora estadual da atenção oncológica e chefe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC/FCecon), Marília Muniz Cavalcante de Oliveira, o treinamento faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que tem descentralizado suas ações por meio de uma rede nacional para o gerenciamento regional do programa.

“A descentralização tem ocorrido por meio de parcerias com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, seguindo a lógica do Sistema Único de Saúde (SUS). No Amazonas, por exemplo, já foram implantados 21 ambulatórios do fumante na capital, além de um ambulatório nos municípios de Borba, Guajará, Tefé e São Gabriel da Cachoeira. Com o treinamento, queremos aumentar a adesão de outros municípios do interior na luta contra o tabagismo”, pontuou Marília Muniz.

Programação

Na quarta-feira, 29, às 8h30, será a abertura do curso de capacitação. Logo após, às 9h, iniciam as palestras, que prosseguem até às 12h15. A primeira aula expositiva será com a palestrante Francinara Silva Lima, que tratará sobre o ‘Programa Municipal de Controle do Tabagismo e Papel do Coordenador Municipal’. Depois, Aristóteles Comte de Alencar Filho abordará sobre ‘Entendendo o tabagismo como dependência’ e ‘Bases para abordagem do tratamento do fumante’. Encerrando os assuntos da manhã do primeiro dia de evento, serão abordados os temas ‘Fatores dificultadores para a cessação do tabagismo’ e ‘Apoio medicamentoso’, por Djalma Pinheiro Coelho.

À tarde, as exposições iniciam às 14h e prosseguem até às 17h15. Na ocasião, serão tratados os seguintes assuntos: a ‘Portaria MS nº 571/13 e protocolo clínico e diretrizes terapêuticas’, Sistema Hórus’, ‘Deixando de Fumar’ e ‘Deixando de fumar sem mistério’, sendo o último tema abordado em quatro sessões durante a tarde.

O segundo dia de capacitação será marcado por dinâmicas de trabalho e de uma instrução do FORM-SUS, o serviço de uso público para criação de formulários na WEB, desenvolvido para atender a finalidades do SUS e de órgãos públicos parceiros. O passo a passo do sistema será conduzido por Sanelva Sheila Rocha. Encerrando a programação do evento, os participantes irão passar por uma oficina de abordagem intensiva ao fumante, com instrução de Francinara Silva Lima.

Tabagismo e câncer

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabagismo tem relação com vários tipos de câncer (pulmão, cavidade oral, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo do útero e leucemias) e é responsável por cerca de 30% das mortes por câncer.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui