Fundação Francisca Mendes realiza jornada extra de atendimento, para pacientes com problemas vasculares associados à diabetes

Amazonas Notícias
Amazonas Notícias

A Fundação do Coração Francisca Mendes, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), iniciou nesta sexta-feira (16) uma agenda extra de atendimentos que se estenderá até domingo (18), com a realização de procedimentos percutâneos (técnica minimamente invasiva) para o diagnóstico de pacientes com problemas vasculares. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a jornada vai beneficiar aproximadamente 50 pacientes, a maioria dos quais está internado nos prontos-socorros da rede estadual de Saúde.

“São, principalmente, pacientes com quadro de complicações do diabetes, que têm indicação de realização de arteriografia de membro inferior, com a finalidade de confirmação de diagnóstico. O resultado do procedimento apontará se há necessidade, por exemplo, de encaminhamento do paciente para realização de angioplastia, para desobstrução de artérias”, explicou o secretário. Este procedimento posterior, para os casos indicados, também é oferecido pela Fundação Francisca Mendes.

O diretor-presidente da Fundação do Coração Francisca Mendes, médico Pedro Elias de Souza, diz que a instituição está, neste início de ano, executando uma programação de atividades planejada para agilizar o atendimento de pacientes que necessitam de procedimentos de Hemodinâmica (que utiliza a técnica do cateterismo, considerada minimamente invasiva, para confirmação de diagnóstico ou procedimentos terapêuticos). “Estamos com dois equipamentos de hemodinâmica funcionando, o que nos permite executar essa programação”, destacou o diretor.

De acordo com Pedro Elias, a programação dos próximos três dias deve beneficiar, principalmente, pacientes internados nos Prontos-Socorros 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo.