24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Gestão de Appio Tolentino na SUFRAMA completa primeiro ano de trabalho

A gestão do superintendente Appio Tolentino à frente da SUFRAMA completou nessa semana um ano de atividades. Nesse período, o principal objetivo de Tolentino foi fazer com que a autarquia passasse por uma mudança de mentalidade, atuando em maior sintonia com diversos segmentos da sociedade ao passo em que fossem desenvolvidos projetos mútuos de integração e cooperação junto a órgãos governamentais, entidades de classe, comitivas internacionais, academia, instituições de pesquisa, empresas, produtores rurais, comerciários e demais atores não apenas em Manaus, onde está situada a sede da instituição, mas em toda a sua área de atuação – Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e municípios de Macapá e Santana, no Amapá.

Como principal destaque até o momento, pode-se citar a atenção especial a ações ligadas ao fortalecimento do setor primário e ao desenvolvimento do Distrito Agropecúario da SUFRAMA, com o início da elaboração de um plano diretor agroindustrial para o espaço, e a intensificação de projetos no âmbito da Zona Franca Verde no sentido de diversificar e incrementar a economia de toda a região. A gestão de Tolentino também tem buscado discutir alternativas que possam intensificar cadeias produtivas do Polo Industrial de Manaus (PIM), com ações, em especial, que aprimorem a gestão de Processos Produtivos Básicos (PPBs) de segmento estratégicos para a indústria da Zona Franca de Manaus.

As ações de atração de investimentos e de geração de empregos também marcaram o cotidiano dos últimos doze meses de trabalho na SUFRAMA, a partir da recepção de dezenas de comitivas estrangeiras na sede da autarquia e, principalmente, da realização de uma missão nas cidades de Piura e Yurimaguas, localizadas ao norte do Peru, em outubro do ano passado, com o objetivo de ampliar as relações logísticas, industriais e comerciais com aquele país. Outra ação de destaque foi a participação da SUFRAMA no Salão de Duas Rodas, em novembro do ano passado, em São Paulo, ocasião na qual a autarquia contou com um estande para comemorar os 50 anos da Zona Franca de Manaus e reforçar ações de atração de investimentos para o Polo de Duas Rodas do PIM.

Nos âmbitos institucional e operacional, a SUFRAMA também teve avanços pontuais, entre os quais os esforços para implementação da Resolução nº 38/2017 do Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS), que institui e disciplina os novos procedimentos de cadastro junto à autarquia; a assinatura, em dezembro do ano passado, de Medida Provisória (MP) que altera a Lei de Informática (Lei nº 8.387/1991) da Zona Franca de Manaus, trazendo maior segurança jurídica às empresas que realizam investimentos compulsórios em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na região; e o lançamento, em abril deste ano, do Programa de Integridade da autarquia, o qual deriva do processo de adesão da Superintendência ao Programa de Fomento à Integridade Pública (Profip) da Controladoria-Geral da União (CGU).

Por fim, merece ênfase o desenvolvimento de dois dos principais projetos da gestão de Tolentino: o “SUFRAMA Itinerante” e o “SUFRAMA nos Municípios”. Essas iniciativas têm aproximado técnicos da autarquia, de agências de fomento e de outros órgãos parceiros junto a empresários, comerciários e produtos rurais de várias cidades amazônicas visando à disseminação das vantagens proporcionadas tanto pelos incentivos da Zona Franca de Manaus quanto pelas oportunidades de crédito ao empresariado nos municípios interioranos.

“Nossa missão é promover a região, gerar oportunidades e atrair investimentos, com o incremento de postos de trabalho e o desenvolvimento regional. Um órgão como a SUFRAMA nos permite iniciativas que levam melhorias à sociedade e trabalhamos constantemente para isso. Em conjunto com o corpo técnico da autarquia, pretendo ampliar constantemente o alcance das ações da SUFRAMA, com o apoio do governo federal, por meio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Somente assim poderemos manter a competitividade do Polo Industrial de Manaus e promover a diversificação da base econômica regional, buscando alavancar o setor primário e investimentos em bioeconomia e na indústria 4.0, por exemplo”, disse Appio Tolentino.

Texto: CGCOM/SUFRAMA
Foto: Divulgação/SUFRAMA

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui