Governador José Melo anuncia que priorizará zona norte na implantação do novo programa habitacional do Estado

O governador do Amazonas, José Melo, antecipou nesta sexta-feira, 28 de novembro, durante a inauguração do Via Norte Shopping, no bairro Nova Cidade, que vai priorizar a zona norte de Manaus na implantação do novo programa habitacional do Governo do Estado. Segundo Melo, além de ser a região que mais cresce, a zona norte é o caminho natural da expansão metropolitana e vai receber mais investimentos nas áreas de saúde, educação e infraestrutura para estimular o desenvolvimento e melhorar os serviços públicos.
Acompanhado da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes, o governador participou da abertura do empreendimento, que é o décimo shopping da capital amazonense e o segundo instalado na zona norte. A primeira-dama cortou o laço que marca o início das operações do centro de compras. O evento teve a presença do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, dos empresários e investidores do Via Norte, e de lojistas.

José Melo afirmou que o novo shopping acompanha o conceito de descentralização do desenvolvimento para regiões periféricas de Manaus. Entre os novos investimentos, o setor habitacional é um dos destaques na zona norte, onde o governo do Estado implantou o Residencial Viver Melhor com mais de cinco mil unidades habitacionais. A proposta agora é construir mais 30 mil residências populares, revelou o governador.

“A escolha desse local vem ao encontro do conceito de descentralização das ações administrativa e de atividades econômicas para solução de gargalos em Manaus. Essa é a região que mais cresce. Aqui construímos as unidades habitacionais do Viver Melhor e vamos fazer a ampliação de mais 30 mil residências”, afirmou. Em seu programa de governo, Melo prevê a construção de um total de 47 mil residências, sendo 17 mil no interior.

Infraestrutura – Na área de infraestrutura, a proposta do governador inclui a abertura de uma via expressa ligando o Distrito Industrial ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A medida deve facilitar o trânsito de mercadorias das fábricas do Polo Industrial de Manaus e reduzir a circulação de veículos pesados pela região central da cidade. “Vamos duplicar a estrada do aeroporto. Ela vai sair duplicada, pegará a avenida José Henriques, e continuará duplicada até o Distrito Industrial. Você vai poder ir do Distrito ao Aeroporto em uma via expressa direta e duplicada”, disse.

Educação – Outro projeto do governador é expandir o número de escolas de tempo integral e construir na zona norte uma unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) para qualificar mão de obra para vagas de trabalho nos setores do comércio, serviços e indústria. “É um novo conceito descentralizando não só as atividades econômicas, mas os serviços. Por isso, estamos construindo o hospital da zona norte, com 300 leitos, escolas de tempo integral, e a atividade econômica está acompanhando isso”, comentou Melo.

Estado terá rede de serviços em novo shopping – O Shopping Via Norte entra em operação com 220 lojas e a geração de mais de 2 mil empregos, segundo estimativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM). O superintendente do Shopping, Marcelo Santa Cecília, disse que o empreendimento funciona com um conceito inovador de parceria público-privada, com a instalação de uma unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), uma central de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e um terminal de integração de ônibus incorporado em sua estrutura.

O projeto integral do novo shopping prevê ainda a construção de torres residenciais, um polo médico, instalação de faculdades, escolas e um centro automotivo. “Nós estamos em uma região em torno da qual circulam 700 mil pessoas que não eram atendidas e tinham que andar até vinte quilômetros para ir a um shopping. A gente entende que está trazendo um presente para essa região e tem certeza absoluta de que a população vai abraçar”, disse o superintendente.

O PAC será entregue para a Ouvidoria Geral do Estado em dez dias para a instalação da estrutura da rede de serviços e entra em funcionamento até o fim do ano com um espaço de mais de 200 metros quadrados. A expectativa é que mais de oito mil pessoas usem os serviços diariamente. A unidade de atendimento do Detran começa a funcionar em fevereiro do ano que vem. “Os novos shoppings têm um conceito de multiplicidade de serviços e o nosso PAC estará aqui com diversos serviços para a população. Isso vai ser um elemento facilitador para essa população que precisa dos serviços”, frisou José Melo.