Governo afirma que em Manaus, roubos e furtos de veículos caíram 39,3% no primeiro semestre

Manaus fechou o primeiro semestre com redução no número de ocorrências de roubos e furtos de veículos. No período, foram registrados 2.777 casos na capital, uma retração de 39,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os indicadores são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A recuperação de veículos avançou este ano: 1.387 motos e carros foram encontrados pelo sistema de segurança.

De janeiro até agosto deste ano, 78 infratores foram presos pelo crime de roubo e furto de veículo em Manaus. Dos presos, 59 foram em flagrante e outros 19 em cumprimento a mandados de prisão. Os dados são da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), da Polícia Civil, que indiciou 134 pessoas pelo crime nos últimos sete meses.

Além das investigações da Polícia Civil (PC) e das recuperações feitas diariamente pela Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Pública tem coordenado operações integradas para a recuperação de veículos, envolvendo também a PM, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretarias Executivas Adjuntas de Operações (Seaop), de Inteligência (Seai) e de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi).

De acordo com o titular da DERFV, delegado Rafael Allemand, esses números são resultado desse trabalho reforçado. “Estamos concentrados em prender os ‘cabeças’, como despachantes, falsificadores de documentos e aqueles que fazem adulteração das placas e chassis de veículos. Houve muitas prisões desse tipo neste ano”, disse.

Entre janeiro e maio deste ano, foram registrados 1.120 furtos e 1.650 roubos a veículos na capital do Estado.

Veículos recuperados – Neste ano, as forças de segurança pública do Estado recuperaram 1,387 mil veículos, conforme dados consolidados até o mês de junho. No interior, duas operações especiais resultaram na recuperação de 146 veículos com restrição de roubo e furto.

No último final de semana, a Polícia Civil trouxe para Manaus 74 veículos recuperados em operações em Parintins e na cidade de Juruti, no Pará. Em junho, outros 72 veículos foram recuperados durante operação no interior nas cidades de Urucará, São Sebastião do Uatumã e Itapiranga.