24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Governo oferece cursos gratuitos aos moradores dos Parques Residenciais do Prosamim

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), através do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), oferece gratuitamente cursos de capacitação para moradores da capital amazonense que desejam melhorar a renda familiar e também se inserir no mercado de trabalho.

“Esses cursos são realizados periodicamente nos parques residenciais do Prosamim. Com a ajuda de muitos parceiros já realizamos cursos de informática, doces e salgados, artesanatos, entre outros. A intenção do Governo do Amazonas é de realmente ajudar a melhorar a renda da população amazonense, por isso estamos sempre buscando boas capacitações”, pontuou Claudemir Andrade, coordenador da UGPE.

Na última semana, 25 pessoas iniciaram o curso de ornamentação de balões, no Parque Residencial do Mestre Chico, Zona Sul, uma parceria entre a UGPE e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). De acordo com a professora Aline Paula de Lima, com a atividade é possível arrecadar de R$ 200 a R$ 300 por mês. “Eu aprendi a trabalhar com ornamentações de balões participando de cursos oferecidos pelo Prosamim, no início apenas por curiosidade, mas hoje virou a minha fonte de renda. É muito gratificante passar o meu conhecimento para outras pessoas, esse curso mudou a minha vida e é maravilhoso saber que vai mudar a vida dos meus alunos também, que vai melhorar a renda deles”, comentou a professora.

Cleidiane Pinto, 45, moradora do Mestre Chico, está desempregada e decidiu participar da capacitação para adquirir experiência e entrar para o mercado de trabalho. “Estou desempregada há algum tempo, então vi nesse curso a chance de aprender algo novo e que com certeza mais tarde poderá ser a minha fonte de renda. É um serviço muito trabalhoso e eu quero ganhar experiência nessa área”, afirmou a aluna.

A autônoma, Nilda Teodoro, 51, que já fez o curso de tortas, doces e salgados pelo Prosamim, viu na capacitação de ornamentações de balões uma oportunidade para melhorar ainda mais a sua renda. “Tenho um restaurante, faço tortas, doces e salgados que aprendi em um curso realizado aqui no Mestre Chico também. Agora vou fazer o de ornamentações de balões para ampliar os serviços que eu ofereço, ajudar a minha família e ainda decorar a minha casa em datas comemorativas, como o Natal”, comentou a autônoma.

Com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, o curso tem carga horária de 90h. O término desta primeira turma está previsto para o final de setembro e a ideia é que uma nova turma comece já na primeira semana de outubro.

FOTO: TIAGO CORRÊA/SRMM-UGPE

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui