Halterofilistas paralímpicos conquistam três ouros e dois bronzes em competição nacional

Três medalhas de ouro e duas de bronze, esse foi o saldo dos atletas do Centro de Treinamento e Alto Rendimento da Amazônia (Ctara), que participaram, no período de 21 a 24 de junho, da 3ª etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de Halterofilismo, ocorrida em São Paulo (SP). O grupo teve apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O resultado garantiu cinco vagas no Campeonato Brasileiro da modalidade.

No total, 153 atletas paralímpicos de 23 clubes foram inscritos na competição, para concorrer a medalhas em 18 disputas. O grupo faz parte da Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa) e compõe a Seleção Amazonense de Halterofilismo da Federação de Esporte Paralímpicos do Estado do Amazonas (Fepam).

De acordo com o presidente da Fepam, Getúlio Filho, os treinamentos foram intensos e o resultado foi reflexo de muito trabalho. “Tivemos um retorno maravilhoso de todos os treinamentos. Levamos seis atletas e quatro medalharam, sendo que cinco deles estão com vagas garantidas no Campeonato Brasileiro de Halterofilismo. Todos evoluíram bastante e agora, vamos trabalhar duro para melhorar o índice, medalhar e ficar entre os três melhores atletas brasileiros da modalidade, o que dará a oportunidade de pleitear uma bolsa-atleta federal”, destacou.

O Circuito – O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais foram separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte. Saiba mais emhttp://www.cpb.org.br/.

Resultado – Entre os halterofilistas paralímpicos classificados para o Campeonato Brasileiro da modalidade estão:

· Eduardo Dantas (até 49kg), conquistou o ouro na categoria Adulto, levantando 111kg;.

· Lucas Manoel (até 49kg), obteve o 1º lugar na categoria Júnior, com a marca de 105kg e 3º lugar na categoria Adulto, levantando 105kg.

· Vanessa da Sillva (até 61kg), foi bronze na categoria Adulto, levantando 54kg, fazendo sua melhor marca em competições, obtendo índice para classificação.

· Daniel Ferreira (até 72kg), faturou o 1º lugar na categoria Júnior, levantando 85kg – medalha de bronze pelo regulamento do CPB sob unificação de categoria Pesado Júnior, sendo sua melhor marca em competições.

· Carlos Cézar (até 72kg), da categoria Adulto, que não obteve a classificação, mas ficou em 7º lugar, levantando 130kg, e fazendo sua melhor marca em competições nacionais, obtendo índice e classificado para o Brasileiro.

FOTO: DIVULGAÇÃO