24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Hemoam recebe mais de 300 doações de sangue durante Carnaval

Mais de 300 pessoas doaram sangue voluntariamente na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) nos três dias de funcionamento da instituição durante o Carnaval – sábado, segunda e quarta-feira. O balanço, segundo a direção da Fundação, é considerado positivo.

Os feriados com grandes festas, como o Carnaval, precisam de reforço no estoque de sangue para atender as unidades de saúde da rede pública e particular. Com um Carnaval considerado tranquilo em Manaus, o Hemoam fechou o período com estoque de sangue e hemocomponentes dentro da normalidade.

“No sábado (10/2), tivemos 99 doadores. Consideramos os resultados positivos, tendo em vista que neste dia os acessos ao Hemoam estavam limitados devido ao desfile no Sambódromo. Na segunda-feira (12/2), foram 129 doadores, e na quarta-feira de cinzas (14/2) fechamos o feriado com 107 voluntários”, declarou Wanderleia Ribeiro, da Gerência de Captação de Doadores. Segundo a direção do Hemoam, a expectativa era de 80 doadores por dia.

Na enfermaria do Hemoam, foram atendidos 135 pacientes e realizadas duas remoções para outras unidades de saúde da rede estadual.

Para o titular da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Francisco Deodato, os resultados são fruto do trabalho integrado do Governo do Estado durante o Carnaval. “O feriado, no âmbito da saúde, pode ser considerado tranquilo. A estrutura da rede de urgência e emergência recebeu reforço de pessoal e no abastecimento de medicamentos e materiais de saúde. Tudo funcionou dentro da normalidade, oferecendo atendimento eficiente à população”, avaliou o secretário.

Para a direção do Hemoam, o saldo positivo foi impulsionado, principalmente pelas campanhas de conscientização, que tiveram apelo popular, a exemplo do Bloco do Vampirão, que desfilou no Sambódromo na abertura oficial do Carnaval. “A parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) foi importante para levar o Bloco do Vampirão ao desfile do Sambódromo. Contamos também com o apoio dos veículos de comunicação, que destacaram a importância da doação de sangue voluntária neste período e, mais ainda, à população, que atendeu ao nosso chamado”, destacou o diretor-presidente do Hemoam, Nelson Fraiji

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui