27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

III Ciclo de palestras em homenagem ao Dia do Psicólogo aborda liquidez da sociedade pós-moderna

Onze palestras, seis oficinas, três exposições, além de lançamento de livro e apresentação cultural integram a programação em homenagem ao Dia do Psicólogo, nesta segunda-feira, 27/08, das 8h30 às 21h, na faculdade Martha Falcão Wyden. O III Ciclo de Palestras é uma iniciativa da coordenação do curso de Psicologia em parceira com os alunos. O evento é gratuito e aberto ao público.

“A psicologia da alteridade diante da liquidez social pós-moderna” é o tema da palestra magna que inicia às 19h30, no auditório da instituição, que será realizada pelo professor convidado Henrique Jorge. A proposta é abordar a interação entre o “eu”, interior e particular a cada um, e o “outro”, o além de mim, e como se dá o reflexo disso na construção da identidade do sujeito, no contexto da sociedade pós-moderna.

“Inclusão da pessoa com deficiência e disfunção: dialógos entre psicologia e direitos”; “Experiência profissional no atendimento ao idoso, Psicologia da Saúde”; “Um saber de ofício: itinerários da construção do psicólogo clínico”; e “A prática do psicólogo no atendimento clínico de surdos da cidade de Manaus” são os temas que serão nas abordados nas palestras pela manhã.

À tarde, estudantes, professores e profissionais da área participam das palestras sobre “A prática da Psicologia no Juizado da Infância e da Juventude Civil”; “1.ª, 2.ª e 3.ª, Onda da Terapia Cognitvo-Comportamental?”; “O que é o CAPSI? A importância do atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas”; “Prática profissional do psicólogo no campo jurídico”, e “O psicólogo empreendedor e a psicodinâmica do trabalho”.

O Cine debate e a “Oficina de Memória – trabalhando as funções executivas” acontecem nos períodos matutino e vespertino e serão ministrados por alunos do curso. Já o workshop “Estresse Acadêmico: é possível manejar o tempo na academia?” será realizado à tarde com a professora MSc. Martha Falcão e Thalyta J. Gomes.

Antes da palestra magna, de encerramento, no período noturno, haverá o lançamento do livro “Como o cérebro aprende”, do professor MSc. Rockson Pessoa, e o momento cultural com exposição fotográfica do aluno Francisco Barroso; apresentação da poesia “Além do sol, com a aluna Adriane de Souza; e voz e violão do músico Adonay Chacon, vocalista da banda Casulo e ex-aluno de psicologia da instituição. Atualmente, Chacon é mestrando na área na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Reconhecimento

O coordenador do curso de Psicologia da faculdade Martha Falcão Wyden, Gutemberg Carvalho, foi um dos profissionais homenageados como destaque de 2018, pelo Centro Médico Mais Saúde. O I Prêmio Niura Luci Schuch, foi entregue no último sábado, 25/08.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui