Indústria avança 0,2% na passagem de outubro para novembro, indica IBGE

O mês de novembro foi de crescimento para a indústria nacional. O avanço foi de 0,2% em relação a outubro na série com ajuste sazonal. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (11) pelo IBGE, que mostrou que houve crescimento em oito dos 14 locais pesquisados.

Entre os estados que mais avançaram no setor, estão Espírito Santo, com ganho de 5,8%, e BA indústria nacional cresceu 0,2% em novembro, segundo IBGEahia, com 3,5%. Segundo a pesquisa, o estado de Pernambuco voltou a cresceu na passagem de outubro para novembro após dois meses seguidos de queda. Completando a lista de locais que tiveram variação positiva, estão Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, São Paulo e a região Nordeste.

Em contrapartida, o estado do Amazonas foi o que apresentou resultado negativo mais intenso nessa passagem, com -3,7%. Rio de Janeiro e Ceará integram a lista de localidades com resultado negativo.

Em relação a novembro de 2016, a indústria nacional cresceu 4,7% em novembro do ano passado. No acumulado de janeiro a novembro, o avanço foi de 2,3%. No acumulado nos últimos 12 meses, a indústria cresceu 2,2%.

O estado de Goiás cresceu 17% em novembro, se comparado a 2016, mas apresentou queda de 0,6% na passagem de outubro para novembro de 2017. No acumulado do ano, o estado apresenta um dos maiores ganhos de ritmo de crescimento, com 3,7%. Nessa lista, ainda estão os estados de Santa Catarina, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Bahia e São Paulo. A pesquisa completa está no site do IBGE.

Reportagem, Jalila Arabi.