Inscrições para Fies começam na segunda-feira (16)

Foto: Agência Brasil

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, começam no próximo dia 16 e encerram-se no dia 22 de julho. Quem tiver interesse em se inscrever deve acessar o site fiesselecao.mec.gov.br.

Além da comprovação da renda, o candidato deve ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação. Sem contar que, durante o curso, o aluno deve ter rendimento para ser aprovado em todas as matérias.

Este Novo Fies tem três modalidades: a primeira é direcionada para estudantes que tenham renda familiar mensal de até três salários mínimos, onde o financiamento é feito diretamente pelo governo, com juro zero. Antes das mudanças, essa taxa de juros era de 6,5% ao ano.

As outras duas modalidades, chamadas de Programa de Financiamento Estudantil, o P-Fies, são voltadas para quem tem renda per capita mensal entre três e cinco salários mínimos. No caso, este financiamento é oferecido pelas instituições financeiras e como elas recebem recursos públicos, elas são capazes de ofertar um valor mais barato que o mercado, porém é mais caro que o da modalidade um.

Outro ponto importante é que o Fies, agora, tem modalidades específicas para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Quem mora nesses locais vai ter o curso financiado com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Para quem mora em outras regiões do país, o financiamento vai ser realizado com recursos do BNDES.

Em caso de pré-seleção, o aluno deve complementar informações da inscrição e fechar o contrato de financiamento entre os dias 27 e 31 de julho. Depois disso, o estudante tem cinco dias para as comprovar informações junto à comissão responsável pela validação dos dados informados.

Reportagem, Cintia Moreira