Ipaam e Bifma capacitam brigadistas do Corpo de Bombeiros em Boa Vista do Ramos

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma) iniciaram, nesta segunda-feira (20/08), a capacitação de 40 brigadistas para o trabalho de prevenção do desmatamento e focos de calor no município de Boa Vista do Ramos (distante 271 quilômetros de Manaus). O curso acontece na Escola Estadual Maria Izabel dos Santos e encerra no dia 24/08.

Juntamente com o treinamento dos brigadistas, o técnico da Gerência de Educação Ambiental (Geam) do Ipaam, Gilmar Costa, realizando palestras e oficinas da campanha do órgão denominada “Diga Não ao Fogo” com temas voltados ao combate a crimes ambientais. As atividades estão concentradas nas Escolas Estaduais Amazonino Mendes, Maria Izabel dos Santos e Darcy Michilles.

De acordo com Gilmar Costa, a campanha é tema principal da atividade de sensibilização, por conta do período de calor no Amazonas, que vai de agosto a dezembro. “São orientações de sensibilização ambiental para os alunos e pessoas interessadas, com o objetivo de reduzir os focos de queimadas e desmatamento, bem como o uso dos recursos naturais e resíduos sólidos”, disse.

O secretario de Meio Ambiente de Boa Vista do Ramos, Adriano Rodrigues de Souza, informou que a capacitação com os brigadistas já aconteceu em alguns municípios como Humaitá, Lábrea e Canutama e agora chega ao município. “Essa capacitação será necessária, pois os nossos brigadistas precisam estar preparados para o período de agosto a outubro, onde o Amazonas tem um grande índice de focos de queimadas”, disse.

FOTO: DIVULGAÇÃO/IPAAM