Jornalista britânico que revelou corrupção na Fifa vem ao Brasil para Congresso

Jonathan Calvert, escritor e editor do The Sunday Times contará para cerca de mil auditores, detalhes do processo de investigação que revelou ao mundo o escândalo conhecido como ‘Fifa Files’

Ele é considerado um dos mais respeitados profissionais da imprensa investigativa na Europa. Eleito recentemente como jornalista do ano pela British Press Awards, Jonathan Calvert, virá ao Brasil para participar da 23a edição do Clai – Congresso Latino-americano de Auditoria Interna. Dessa vez, sua missão não será a de cobrir o evento, e sim, de apresentar como keynote speaker, o case que fico celebre como ‘Fifa Files’ – reportagem que desmascarou o esquema de compra de votos para a eleição da sede da Copa do Mundo no Catar, em 2022.

Durante o evento, que acontecerá em Foz do Iguaçu entre os dias 21 e 24 de outubro, Calvert estará diante de centenas de auditores para ilustrar os principais capítulos de um escândalo que abalou o mundo do futebol e que mais tarde seria relatado em seu livro “The Ugly Game” – O Jogo Feio.

Seu background como jornalista investigativo é vasto. Ele é o editor mais antigo do chamado time da Insight, equipe especial do jornal britânico The Sunday Times, que há 50 anos dedica-se a casos complexos, que envolvem semanas ou até meses de imersão na busca por revelar esquemas ilícitos relevantes para a sociedade. “A apresentação de Calvert será inspiradora para centenas de auditores que lidam diariamente com desafios de identificar fraudes, elevar os níveis de transparência e de condutas éticas dentro das organizações”, prevê Braselino Assunção, diretor-geral do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), uma das entidades promotoras do Clai 2018.

Embora o papel moderno do auditor interno vá além de investigar desvios de conduta no ambiente corporativo, a profissão é tida como essencial no processo de construção de ambientes de negócios éticos e responsáveis. A força de sua importância pôde ser observada durante o apogeu da recente crise econômica que atingiu o país nos últimos anos. Foi uma das poucas áreas que não sentiu com intensidade os danosos impactos causados no mercado corporativo.

Durante sua apresentação no Clai, Calvert trocará experiências com os auditores sobre as táticas e processos usados para investigar fraudes ou condutas ilegais dentro de uma companhia. “Em minha visão 99% das habilidades dos jornalistas devem estar concentradas em falar com pessoas e não em vasculhar base de dados”, revela o editor da Insight.

O Congresso Latino-americano de Auditoria Interna deverá ser o maior evento da carreira já realizado no Brasil, com mais de mil participantes. Serão quatro dias de congresso, com cerca de 30 painéis e debates, que destacarão questões envolvendo Lava Jato, Lei Anticorrupção, compliance, auditoria governamental, prevenção a fraudes, Data Analytics e auditoria de TI. As inscrições para o congresso já estão liberadas e podem ser realizadas por meio do site: claiflai.org