24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Jovens eleitores são maioria no Norte; Sudeste concentra eleitorado mais velho

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que mais de 147 milhões de eleitores estão aptos a votar nas eleições de outubro. A região Norte possui o maior percentual de jovens eleitores do país, enquanto o Sudeste concentra o eleitorado mais velho. A maior parte das mulheres aptas a votar estão no Nordeste do país.

Segundo o TSE, são mais de 13 milhões de eleitores com idades entre 16 e 17 anos no Brasil, o que representa 1% dos eleitores com voto facultativo. O estado que se destaca nessa faixa etária é Roraima, com 2,9% de jovens eleitores. Na sequência, aparecem Amapá (2,7%) e Acre (2,3%).

Já os eleitores com 70 anos ou mais somam 12 milhões em todo país, o que corresponde a 8,2% do eleitorado brasileiro. A região com mais eleitores nesse recorte é a Sudeste, com 6 milhões de brasileiros. O Rio de Janeiro é o estado com maior proporção do eleitorado mais velho, com cerca de 11% do total.

As mulheres são a maioria do eleitorado em todas as regiões brasileiras, mas no Nordeste a proporção é maior: 52,8%. O Distrito Federal possui o maior eleitorado feminino, com 53,8% do total, seguido por Rio de Janeiro com (53,7%) e Pernambuco (53,6%).

Com a colaboração de Andressa Ribeiro, reportagem Tácido Rodrigues

#Eleições2018

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui