Maior parte dos alunos que concluíram o Ensino Médio não sabe o básico de matemática e português

Foto: EBC

Dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Educação (MEC), indicam que aproximadamente 70% dos alunos que concluíram o Ensino Médio no Brasil apresentaram resultados considerados insuficientes em matemática e em português.

No que se refere à matemática, a maior parte dos estudantes do país não é capaz de resolver problemas utilizando soma, subtração, multiplicação e divisão, por exemplo. Em português, a maioria dos alunos deixa a escola sem conseguir reconhecer o tema de uma crônica ou identificar a informação principal em uma reportagem.

De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, é preciso tomar algumas medidas para reverter este quadro.

“A gente precisa melhorar a formação inicial que a gente faz para os nossos professores. A gente precisa melhorar as condições, a gente precisa priorizar especialmente determinadas regiões. Você não pode comparar aquele professor que está em uma área isolada, que não tem internet, não tem as condições ideais… Ele está fazendo um esforço muito grande para a melhoria da educação daquelas crianças. Nós precisamos apoiar mais os professores e especialmente colocar no centro de tudo isso: o aluno.”

Neste ano, a avaliação foi oferecida a todos os estudantes das escolas públicas e não apenas a um grupo de escolas, como era feito até então. Cerca de 70% dos estudantes participaram das provas. Já nas escolas particulares, a avaliação seguiu sendo feita de forma amostral, sem que os resultados fossem incluídos nas divulgações.

Reportagem, Cintia Moreira