Mais de 400 alunos participam da abertura dos JEAs em Coari

Mais de 400 alunos participaram da abertura para a seletiva da 41º edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAS), realizada nesta sexta-feira (13), no ginásio municipal Geraldo Granjeiro, localizado na rua Capitão Silva, bairro Tauá Mirim, em Coari (363 quilômetros de Manaus). O evento, que reuniu estudantes dos municípios de Alvarães, Coari, Codajás, Tefé e Uarini, é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O evento começou às 18h com o desfile das delegações dos municípios presentes, seguido da execução do hino nacional, juramento do atleta e acendimento da tocha olímpica. A cerimônia contou com a presença dos vereadores Edilson Lima, presidente em exercício da Câmara Municipal de Coari, Cristian Pereira, líder do Governo, secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer de Coari, Markeyson Santos, coordenadora da Seduc, Marilene Andrade, secretário de Desporto e Lazer da Sejel, Aly Almeida, e o titular da pasta, Manoel Almeida.

“Há mais de 40 anos os Jogos Escolares do Amazonas descobrem grandes talentos locais, crianças e jovens que enxergam no esporte o caminho para um futuro melhor e que levam o nome do nosso Estado para disputas nacionais e internacionais. É uma alegria imensa estar aqui hoje, junto com esses alunos, participando da abertura do JEAs 2018. Desejo boa sorte a todos e que comecem os jogos”, comentou o secretário da Sejel Manoel Almeida.

Incentivo da família – A solenidade foi aberta ao público, que compareceu em peso no ginásio. Enquanto as delegações entravam na quadra, pais, professores e amigos aplaudiam pé das arquibancadas.

“Muito importante esse incentivo das famílias e amigos. O JEAs envolve muitos estudantes, é uma festa do esporte amazonense, é algo que emociona e, para os atletas, esse apoio faz toda a diferença na hora que eles entram em quadra para brigar pela classificação”, comentou o secretário do município Markeyson Santos.

Emoção – Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia em Coari foi a “Corrida com a tocha olímpica”, quando representantes dos cinco municípios desfilaram com a tocha pelo ginásio. As luzes do ginásio foram apagadas, o público ficou em pé para aplaudir a entrada dos alunos.

O atleta Willen de Souza Pacheco, 16 anos, campeão do JEAs de 2017 pela modalidade handebol, foi o responsável por levar a tocha até a pira olímpica. “Foi uma honra acender a pira, não imaginava viver um momento como este. Meu coração estava a mil, estou muito feliz por ter feito parte dessa cerimônia”, comentou Willen, ala do time de handebol de Coari.

Disputas – Assim que a solenidade de abertura foi encerrada, por volta das 20h, começaram as disputas de futsal. As seletivas de Coari seguem até domingo (15) nas seguintes modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia. Os campeões de cada esporte estarão classificados para a última etapa, que será realizada em Manaus no período de 18 a 28 de junho.

Os vencedores da etapa final das modalidades individuais estarão classificados para a fase nacional. Já os campeões dos esportes coletivos serão selecionados para participar dos jogos Escolares da Juventude (JEJs), que serão realizados em Manaus, de 19 a 23 de setembro.

FOTO: MAURO NETO/SEJEL