24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Mais de 60 cursos da Ufam no ranking do ‘Guia do Estudante’

Dos 118 cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), 63 receberam o selo de qualidade do ‘Guia do Estudante’, publicação nacional que avalia as melhores universidades do País. Pelo terceiro ano consecutivo, o bacharelado em Design recebeu nota máxima e somou 5 estrelas.

Na lista estão, também, 30 cursos com nota 4 e outros 32 com nota 3. Os campi de Benjamin Constant (2), Coari (3), Itacoatiara (4), Humaitá (1) e Parintins (4) receberam destaque na composição do ranking de cursos bem avaliados. Ou seja, dos cursos ofertados no interior, 14 entraram no Guia do Estudante.

“A Universidade parabeniza o curso de Design pela avaliação positiva, bem como os demais cursos avaliados com 3 e 4 estrelas, uma vez que, a cada ano, a Ufam cresce nas avaliações do Guia do Estudante”, destaca o reitor, professor Sylvio Puga.

A coordenadora do curso de Design, professora Vânia Maria Batalha Cardoso, atribui a avaliação positiva ao empenho e integração de todo o departamento. “Todos os professores estão unidos em um esforço contínuo para oferecermos o melhor curso. A qualificação também é importante: temos oito doutores em nosso quadro docente, e os outros são todos mestres”, informa a coordenadora. “O apoio inestimável da direção da Faculdade de Tecnologia, na figura dos professores Patrícia dos Anjos e João Caldas, também contribui para o nosso sucesso”.

A avaliação do Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, junto a professores e coordenadores de cursos, os quais emitem conceitos que permitem classificá-los como: ‘bom’, com três estrelas; ‘muito bom’, com quatro estrelas; e ‘excelente’, que recebe cinco estrelas. O resultado será publicado no Guia do Estudante – Profissões Vestibular 2018.

Cursos ‘4 estrelas’

Com o somatório de 4 estrelas, estão os cursos Ciências Naturais e Exatas (Coari e Manaus), Administração, Agronomia, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Engenharia da Computação, Engenharia de Pesca e Engenharia de Telecomunicações. Há, ainda, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Farmácia, Física, Fisioterapia, Geografia (licenciatura e bacharelado), História, Letras, Matemática (licenciatura e bacharelado), Música, Odontologia, Química, Serviço Social, Sistemas de Informação e Zootecnia.

Cursos ‘3 estrelas’

Ciências Naturais e Exatas (Benjamin Constant), Pedagogia (Benjamin Constant), Biotecnologia e Bioquímica (Coari), Nutrição (Coari), Ciências Naturais e Exatas (Humaitá e Itacoatiara), Engenharia de Produção (Itacoatiara), Farmácia (Itacoatiara), Química (Itacoatiara), Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais. Bem avaliados com nota 3 estão na lista, também, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física (Bacharelado), Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Bacharelado em Treinamento Esportivo, Estatística, Física (bacharelado), Jornalismo, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Química (bacharelado), além de Relações Públicas, Administração (Parintins), Pedagogia (Parintins), Serviço Social (Parintins) e Zootecnia (Parintins).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui