Mais de 60 estudantes parintinenses são premiados na 10ª edição das Olimpíadas de Matemática

A entrega da premiação dos alunosde escolas estaduais e municipais da 10ª edição das olimpíadas brasileira de matemática foi motivo de orgulho para pais, professores, gestores, e um marco para a Educação do município.

A cerimônia ocorrida na sexta-feira (28) teve o início às 19h no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com a premiação de 60 alunos e a presença de autoridades locais, entre elas, a secretária de educação Eliane Melo que representou o prefeito Alexandre da Carbrás. Professores e alunos foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de prêmios comobicicletas, tablets e notebooks. Toda premiação foi ofertada pela Prefeitura de Parintins.

A secretária, Eliane Melo, destaca que o prefeito Alexandre da Carbrás junto a Secretaria Municipal de Educação (Semed) firmou mais uma vez parceria com a coordenação do projeto para contribuir com os prêmios.

Ela enfatiza que o resultado das olimpíadas 2014, reflete a dedicação da Semed em função da educação no município. A escola Santa Maria da gleba de Vila Amazônia ficou em primeiro lugar por ter mais alunos medalhistas do ensino primário. “Isso demonstra a preocupação que toda a equipe da secretaria tem com a aplicação da matemática no município e principalmente no interior. E apesar de toda dificuldade, nós temos alunos no município que estão trazendo grandes destaques na educação”, disse a secretária.

O Coordenador das Olimpíadas de Matemática, professor Pedro Rodrigues explica os critérios de pontuação eram: medalhas de ouro 3 pontos, medalha de prata 2 e medalha de bronze 1 ponto. “Desse modo a escola campeã do ensino primário, foi a Escola Santa Maria, do ensino fundamental, Colégio Nossa Senhora do Carmo e do ensino médio a Escola Estadual João Bosco” informou o coordenador.

Para o professor da escola João Bosco, Gedeão Teixeira, o sentimento é de muita alegria, pois é a primeira vez que a escola conquista o primeiro lugar no ensino médio nas olimpíadas. “Como professor fico feliz porque pude contribuir com todos os alunos premiadosda nossa escola, passando um pouco de informação, de conhecimento e da minha experiência de vida. Eu sempre procuro fixar na mente dos meus alunos que a matemática é uma coisa linda que só basta se dedicar para absorver os conhecimentos da disciplina”, disse.

A estudante do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Batista de Parintins, Paola Ferreira da Cunha, de 14 anos, ganhou um notebook e externou sua alegria por ser a primeira colocada. “É muito gratificante você ganhar de várias pessoas que concorreram com você e ficar em primeiro lugar, espero que venham mais conquistas pela frente. O notebook vai me auxiliar nos estudos, pois sempre quando tem uma prova eu preciso estudar e na internet tem ampla possibilidade de materiais pra consulta dos assuntos” disse.

A aluna do ensino primário da Escola Estadual Gentil Belém, Vitória Maria Farias, explica que a conquista do primeiro lugar é resultado de muita dedicação e que já sabe o que fazer com o seu novo tablet. “É muito gratificante consegui esses prêmios pelo meu esforço e dedicação e espero que seja o primeiro de muitos. Me sinto muito feliz porque o tablet vai me ajudar nas minhas pesquisas e no meus estudos” destacou.