Mais de 60 pessoas são beneficiadas na primeira ação de saúde itinerante de 2015

A primeira ação realizada pela equipe itinerante da Secretaria de Saúde na comunidade pólo Bom Socorro do Zé Açu em 2015, na segunda-feira, 19 de janeiro, contou com a atuação dos médicos Duanis Fonseca Andino e Raissa Sanches Gutierrez, enfermeira Solane Souza e de equipe de apoio contabilizou mais de 60 pessoas beneficiadas. A ação faz parte do calendário programado pela Secretaria, que montou o cronograma de ações para os meses de janeiro e fevereiro.

De acordo com a secretária Rainez Rocha a determinação do prefeito Alexandre da Carbrás é levar atendimentos para todas as comunidades que integram os pólos rurais do município. “Estamos dando atenção especial para os interioranos, uma vez que é mais difícil para eles se deslocarem até a cidade para ter acesso ao serviço público de saúde. Essa é nossa meta”, ressaltou Rainez Rocha.

Na ação, que aconteceu no Centro de Saúde “Maria do Carmo” do Zé Açu, os comunitários tiveram acesso ao médico, e dependendo de cada necessidade, a liberação do medicamento ou encaminhamento para o especialista. Para a dona de casa Claudete da Silva Belém, a periodicidade nas ações em saúde na comunidade Zé Açu faz com que o acesso ao tratamento de doenças e consultas com os médicos também sejam mais freqüentes.

Para a diretora do Centro de Saúde “Maria do Carmo”, Maria Rosa Matos, a procura por atendimento naquela unidade de saúde está dentro da normalidade, uma vez que a presença de médicos e enfermeiros nas ações rurais tem trazido mais tranqulidade para as famílias da região. A diretora Maria Rosa conta que além dos moradores do Bom Socorro, a unidade de saúde atende outra onze comunidades adjacentes, entre as quais Toledo Piza, Vista Alegre, Nova Esperança, Boa Esperança, Zé Miri, Brasil Roça, Máximo, Paraíso, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Nazaré e Santa Fé totalizando mais de 624 famílias beneficiadas.