24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Manaus avança na Educação e entregará mais uma nos próximos meses

Saltando de uma para 16 creches em 2000 dias de gestão municipal, o prefeito Arthur Virgílio Neto entregará mais uma unidade da educação infantil ainda neste segundo semestre, desta vez, aos moradores do Zumbi, na zona Leste da capital. Em fase de conclusão, a creche terá oito amplas salas de aulas, área do soninho, quatro banheiros de crianças, brinquedoteca, cozinha, refeitório, área de lazer, um minianfiteatro, salas administrativas e outras estruturas.

O prefeito Arthur Virgílio Neto, explicou que governo federal e município dividem os custos da construção da cada unidade, mas a manutenção das mesmas desequilibra a balança, com o município respondendo por 90% e o governo federal por 10%. A organização financeira permite entregar obras em educação, mesmo com o alto custo de manutenção.

Nesta quinta-feira, 28/6, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) esteve no local da nova creche para verificar a situação do espaço. A secretária Kátia Schweickardt e os subsecretários de Administração e Finanças, Bruno Guimarães, de Infraestrutura e Logística, Darcelo Cavalcante, e a equipe de engenharia do órgão visitaram o prédio, localizado na rua Piratini, Zumbi.

Em 2012 a obra foi abandonada pela empresa responsável e, na gestão prefeito, foi necessário iniciar o processo de distrato com a antiga construtora responsável, para, em seguida, iniciar todo o trâmite de continuidade das obras, como uma nova licitação. “Vamos entregar essa obra, em uma região da cidade tão carente desse tipo de serviço público, como a zona Leste. Será a nossa 17ª creche em funcionamento. É preciso ter coragem, planejamento e compromisso público com a educação. E isso o prefeito tem demonstrado para a cidade”.
Com a entrega da unidade, Manaus passará a ter 13 creches próprias e outras quatros conveniadas. No primeiro semestre de 2018, foram entregues duas unidades: a Creche Municipal Maria do Perpétuo Socorro Trindade – Peta, no Conjunto Águas Claras, bairro Novo Aleixo; e a Creche Municipal Maria Aparecida Silva Dantas, também no Zumbi.

Obras de outras três creches estão mais de 80% concluídas, que serão localizadas no Santa Etelvina e nos conjuntos Canaranas e Américo Medeiros, ambas na Cidade Nova.

Segundo o proprietário da empresa Rio Negro, responsável pela construção, Gledson Cameli, será entregue um prédio de alto padrão, atendendo as necessidades da população. “É muito gratificante poder entregar uma obra desse padrão para uma população tão carente. Todos os dias, acompanhando a construção, a gente percebe o quanto a comunidade esperava por essa entrega”.

Para uma das moradoras do bairro, Fabíola da Silva, mãe do pequeno Cauã de 3 anos, a inauguração da creche dará a ela uma mudança de vida. “A entrega dessa creche é um sonho realizado, agora eu vou poder procurar um emprego para ajudar o meu marido, que sozinho mantém a casa. Poder deixar o meu filho em um lugar seguro, sabendo que ali está sendo bem tratado é muito bom, todas as mães estão ansiosas para funcionamento”.

A Prefeitura de Manaus ao entregar uma nova creche, além de prezar pela qualidade da estrutura, preocupa-se com os serviços e conteúdo pedagógico ensinado às crianças. Por isso, todas as unidades trabalham com a Proposta Pedagógica da Educação Infantil elaborada pela Divisão de Educanção Infantil (DEI) e Gerência de Creches da Semed, o Caderno de Orientações Pedagógicas aos Professores da Fase Creche e o Currículo Próprio denominado Vivências e Saberes. A equipe multidisciplinar conta com professores, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, lactaristas, manipuladores de alimentos e pedagogos.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui