Manaus entrega certificado para operadores do serviço de Transporte Escolar

A Prefeitura de Manaus entrega, nesta quarta-feira, 18/7, aos operadores legalizados do transporte escolar o Certificado de Porte Obrigatório (CPO), que identifica os profissionais aptos a oferecer o serviço na capital. O documento emitido pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) será entregue na sede do órgão, localizada na rua Barão de Indaiá, 330, Flores, a partir das 8h30, a operadores — pessoa física e jurídica — que estejam devidamente regularizados junto ao órgão, com vistoria do veículo e licenciamento anual em dias.

O CPO, além de atender um pleito dos condutores de escolares, vai ajudar pais e responsáveis na hora da contratação do serviço. No certificado, terá um selo holográfico para coibir fraudes, além do nome do profissional cadastrado, dados do veículo, número de registro da SMTU e validade do CPO. Caso o condutor não tenha o certificado, não poderá prestar o serviço e ficará impedido de realizar o licenciamento anual do veículo junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).

Atualmente, a SMTU possui em seu cadastro 517 veículos, sendo 115 de pessoas físicas e 402 de pessoas jurídicas. Somente recebe autorização da prefeitura o operador que atenda as regras estabelecidas na Lei Municipal n.º 1.892 de 10 de julho de 2014, que observa a legislação nacional e estadual em vigor.