26.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Manaus inicia campanha de vacinação contra a poliomielite

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite nesta segunda-feira, 6/8. A ação se estenderá até o dia 31 deste mês, tendo o “Dia D”, de mobilização, no próximo dia 18. A população alvo desta ação são crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias, correspondendo a 138.641 crianças. A meta mínima é vacinar 131.709 crianças, o equivalente a 95% do total a ser imunizado.

A campanha tem como objetivo manter a cobertura vacinal no município elevada. Para isso, a vacina será disponibilizada nas 183 salas de vacinação da rede pública, disponíveis nas quatro zonas da cidade, evitando a reintrodução do vírus selvagem da doença, erradicada desde 1990, na capital.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, é de extrema importância que o público-alvo seja vacinado e para isso, a participação dos pais é vital. A Semsa alerta a todos os pais ou responsáveis que crianças dentro da faixa etária devem receber a gotinha mesmo estando com situação vacinal completa por se tratar de uma campanha, buscando imunização e prevenção efetiva da doença.

Também conhecida como pólio ou paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus e transmitida por meio do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca, atingindo crianças e adultos, provocando paralisias musculares, sendo os membros inferiores os mais atingidos.

A chefe da divisão de imunização da Semsa, Isabel Hernandes, alerta a população para que procure a sala de vacinação mais próxima da sua casa com a carteirinha de vacinação da criança em mãos para avaliação e registro, pois a única forma de prevenção da doença é por meio da vacina.
A campanha segue a orientação nacional do Ministério da Saúde, porém, diferentemente da maioria das cidades, não vacinará contra o sarampo, uma vez que em Manaus, em razão do surto da doença, a aplicação da tríplice viral foi antecipada ainda no mês de março deste ano.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui