Manaus promove workshop em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Iniciou nesta quarta-feira, 22/8, o 4º Workshop da Educação Especial da Prefeitura de Manaus, dentro das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. O evento, que acontece no Millennium Shopping, em horário integral e aberto ao público, até esta quinta-feira, 23/8, busca divulgar para a sociedade o trabalho de Educação Especial desenvolvido pelo município.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Gerência de Educação Especial, o workshop apresenta a prática pedagógica trabalhada pela rede municipal de Educação nas salas de recursos, classes especiais, além da Escola Municipal de Educação Especial e Complexo de Educação Especial (Cmee) André Vidal de Araújo na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No primeiro dia, aproximadamente 20 escolas expuseram seus projetos de Educação Inclusiva e as práticas pedagógicas desenvolvidas com os alunos e ao fim de cada apresentação foi feita uma premiação, com troféus para as três primeiras colocadas medalhas de participação para as demais.

Os projetos foram avaliados por uma banca composta por professores, que levaram em consideração a apresentação do material didático, organização geral da exposição, apresentação da proposta pedagógica, relevância social e educacional do projeto, originalidade e criatividade.

Os alunos cadeirantes do Centro Municipal de Educação Especial (Cmee) André Vidal, também estiveram presentes e surpreenderam os participantes com uma apresentação cultural de xote. A gerente da Educação Especial da Semed, Reni Formiga, destacou a importância do evento. “A Semed quer mostrar para a sociedade o potencial dos alunos com deficiência, inclusos no Ensino Regular. Durante dois dias, todos poderão visitar e conhecer os nossos projetos”.

No segundo dia do workshop serão apresentados os serviços realizados pelo Cmee, como atendimento especializado aos alunos do 6º ao 9º ano, por programas como os de Atendimentos de Leitura e Escrita Educacionais Especializados Multiprofissionais, Estimulação Essencial e de Aprendizagem, Implante Coclear, Atividades Motoras, entre outros.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Heliodoro Balbi, localizado no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus, foi uma das unidades presentes e que apresentou o trabalho desenvolvido na Sala de Recursos, pela professora Ivanira Sá, que atende aproximadamente 20 alunos no contraturno.

A educadora apresentou o projeto “Construindo a Leitura e Escrita de A a Z em sala de recursos”, que busca apresentar aos alunos jogos e brincadeiras adaptados com a finalidade de promover interação social entre os professores, pais e professores. “A sala de recursos abrange vários tipos de deficiência e transtornos, por isso utilizamos bastantes jogos, confeccionados pelos próprios alunos com sucatas, envolvendo e respeitando a deficiência de cada um”.

Para a dona de casa, Karla França, mãe do estudante, Kenner Oliveira, 22, aluno da EJA Especial, o filho tem evoluído bastante depois que começou a estudar. “Eu só tenho a agradecer as professoras e a escola por tudo o que eles tem feito pelo meu filho. Fico muito feliz em ver que ele é capaz de realizar as mesmas atividades que as outras crianças”.