Manaus realiza 20ª edição da Olimpíada da Terceira Idade em setembro

Mais de 2.600 idosos vão participar da 20ª edição da Olimpíada da Terceira Idade que acontecerá de 21 a 28 de setembro em diferentes pontos da cidade. A abertura do evento esportivo, criado pela Prefeitura de Manaus, ocorrerá no Parque Municipal do Idoso, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. As inscrições foram realizadas no período de 7 a 17 de agosto.

Pelo menos 30 grupos da Terceira Idade, dos Centros de Esporte e Lazer (CELs) da prefeitura e grupos independentes de Manaus e de outros municípios do Estado, participarão das 15 modalidades preparadas pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). Atletismo e Jogos de Salão foram as mais procuradas pelos jovens idosos.

“A Olimpíada da Terceira Idade é um dos principais eventos da Semjel no ano. É o evento que celebra as atividades realizadas nos nossos centros esportivos diariamente. E mais que isso, celebra a vida, a qualidade de vida. É muito gratificante ver o empenho e a força de vontade de cada um em se manter em atividade. O prefeito Arthur Virgílio Neto tem um olhar especial por este público e sempre nos pede ações voltadas a eles”, destacou o secretário da Semjel, João Carlos.

Uma das novidades deste ano, em celebração à 20ª edição da Olimpíada da Terceira Idade, será a inclusão de uma nova modalidade. Trata-se do Lançamento de Dardos, que passa a ser disputado em caráter de experimentação, conforme afirma uma das coordenadoras do evento, Gena Alves.

“Nesta edição, em especial, teremos uma nova modalidade presente na competição que é o Lançamento de Dardos que vem como fase de experimentação. Então, os atletas irão disputar normalmente e serão premiados, porém não valerá pontuação para o ranking. Será apenas participação”, ressaltou.

Congresso Técnico

Na última quinta-feira, 30/8, foi realizado o sorteio para a definição do chaveamento de cada modalidade em que os grupos irão participar da 20ª edição da Olimpíada da Terceira Idade. A reunião contou com a presença dos coordenadores dos Centros de Esporte e Lazer (CELs) para decidir a logística da cometição. O encontro aconteceu no Clube do Trabalhador do Amazonas (SESI), na alameda Cosme Ferreira, Coroado, zona Leste.

Texto: Rayza Lima / Semjel
Foto [em anexo]: Arquivo / Semjel