24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Manaus – Susam anuncia atendimento de urgência e emergência em odontologia 24h

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informa que, a partir da reorganização do funcionamento dos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, passa a oferecer, de forma efetiva e em regime de 24h, atendimento de urgência e emergência em odontologia, em todas as zonas da cidade de Manaus.

Dos nove SPAs que integram a rede em Manaus, seis possuem uma equipe de odontologia atendendo 24 horas, todos os dias da semana, assim como na UPA Campos Sales, localizada na rua Campos Salles, no bairro Tarumã, na zona oeste da cidade.

A secretária Executiva Adjunta de Atenção Especializada da Capital, Denise Machado, da Susam, ressalta que o sistema está organizado para cobrir todas as zonas geográficas da cidade, com as equipes de odontologia reforçadas, de acordo com a demanda de cada região.

“O ideal é que possamos consultar um odontólogo, periodicamente, a cada seis meses, evitando maiores problemas. Mas, nos casos de urgência, a rede estadual está organizada para atender o usuário a qualquer momento do dia ou da noite”, afirma Denise Machado.

Na zona oeste, o serviço 24h funciona nas seguintes unidades: na UPA Campos Sales e no SPA São Raimundo, que fica localizado na Praça Ismael Benigno, no bairro São Raimundo. Ainda nesta zona da cidade, o serviço de urgência e emergência em odontologia também pode ser encontrado no SPA Joventina Dias, localizado na rua T-6, no bairro Compensa 3, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e das 7 às 19h aos sábados e domingos.

“Caso o usuário busque atendimento no SPA Joventina Dias após as 22h, durante a semana, ou após as 19h, no fim de semana, a equipe da unidade o orientará e encaminhará para atendimento no SPA do São Raimundo, que passa a ser a referência daquela área, no atendimento 24h”, explica Denise Machado.

Para quem mora na zona centro-oeste, o serviço 24h de urgência e emergência em odontologia é ofertado no SPA Alvorada. A unidade fica localizada na avenida Lóris Cordovil, no bairro Alvorada 1, e é a referência no serviço para aquela área. No horário das 7h às 19h (durante a semana), o usuário daquela região geográfica tem ainda a opção do SPA José Lins, localizado na rua Maracanã, bairro Redenção.

Quem reside na zona sul de Manaus encontra atendimento 24h em odontologia no SPA Zona Sul, que fica localizado na rua Bento José de Lima, no bairro Colônia Oliveira Machado.

Na zona leste, o atendimento 24 horas em odontologia é oferecido no SPA e Maternidade Antônio Aleixo, localizado na alameda Cosme Ferreira, no bairro Colônia Antônio Aleixo.

Já para quem mora na zona Norte de Manaus, o serviço de referência odontológica 24h funciona no Danilo Corrêa, localizado na rua Noel Nutels, no bairro Cidade Nova 1. No horário das 7h às 19h (durante a semana), o usuário daquela área tem ainda a opção do SPA Eliameme Rodrigues Mady, localizado na avenida Samaúma, no bairro Galileia 2.

Estudos – Denise Machado informa que a Susam está finalizando um estudo para implementar o serviço de odontologia nas Policlínicas e Centros de Atenção Integral à Criança e à Melhor Idade (CAICs e CAIMIs). “Essa medida estudada é para que possamos melhorar a assistência odontológica voltada para a área de tratamento”, explica a secretária. De acordo com Denise Machado, outra medida em estudo é a implantação de serviço de odontologia em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais da capital.

Endereço dos serviços de pronto atendimento da Susam em Manaus (SPAs e UPA):
• SPA Alvorada – Avenida Lóris Cordovil, s/n, Alvorada 1, zona centro-oeste
• SPA Coroado – Avenida Beira Mar, N.º 122, Coroado, zona leste
• SPA Zona Sul – Rua Bento José de Lima, Nº 33, Colônia Oliveira Machado, zona sul
• SPA Joventina Dias – Rua T-6, N.º 33, Compensa 3, zona oeste
• SPA Eliameme Mady ( Zona Norte)– Avenida Samaúma, s/Nº, Monte das Oliveiras, zona norte
• SPA São Raimundo – Praça Ismael Benigno, s/Nº – São Raimundo, zona oeste
• SPA José Lins (Redenção) – Rua Maracanã, s/n – Redenção, zona centro-oeste
• SPA e Maternidade Antônio Aleixo – Alameda Cosme Ferreira, km 14, Col. Antônio Aleixo, zona leste
• SPA Danilo Corrêa – Avenida Noel Nutels , s/n, Cidade Nova 1, zona norte
• UPA Campos Salles – Rua Campos Salles, s/n – Tarumã, zona oeste

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui