MEC discute em Manaus reforma da educação,​ em evento promovido pelo Sinepe-AM

Nos dias 14, 15 e 16 de agosto, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas (Sinepe-AM) realiza a oitava edição do Seminário Sinepe-AM de Educação. O evento será realizado no auditório do Colégio Martha Falcão, localizado na rua Salvador, N​° 455, bairro Adrianópolis, e traz como tema “Instituições de Ensino no Novo Contexto da Reforma e Transformação da Educação”. Entre os destaques, está a palestra da redatora de diretrizes em tecnologias do Ministério da Educação (MEC), Luciana Allan, que irá falar de como inovar na educação.

Segundo a presidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha, a entidade tem buscado participar cada vez mais de discussões que propõem soluções para melhorias na educação do Amazonas. “O sindicato acaba tendo um papel fundamental para contribuir na capacitação e estímulo dos educadores para o desenvolvimento de um processo educativo inovador”, destacou.

O evento contará com seis palestras temáticas que irão discutir melhorias da educação no país. No dia 14, às 18h15, acontece a palestra “Finalmente a Ponta entre Educação Básica e Ensino Superior? A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio”, que será ministrada ​pelo professor e coordenador estadual de implementação da BNCC no Amazonas, Antônio Menezes da Costa.

No dia 15, às 18h, será a vez da doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e redatora de diretrizes em tecnologias do MEC, Luciana Allan, apresentar a palestra: ​“Como a liderança escolar pode apoiar processos de inovação educacional em busca de uma educação que faça mais sentido para os alunos?”. Ainda no segundo dia de evento, às 20h15, a médica psiquiatra, Alessandra Pereira​, irá abordar ‘’O suicídio entre os jovens: Como enfrentar esse problema?’’.

No dia 16, o evento acontece mais cedo, às 14h, com a palestra “BNCC e a Educação Financeira, o que você docente sabe sobre isso?”, que será ministrada pela educadora financeira e assessora pedagógica da DSOP, Vera Lúcia Salgado. Às 15h, “Habilidades Socioemocionais na Escola”, será tema da apresentação da psicóloga e consultora pedagógica do Laboratório Inteligência de Vida, Márcia Frederico. A palestra de encerramento será às 16h15, com a diretora do Avalia Educacional, Isabel Farah Schwartzman, que irá falar sobre “O Novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica”.

Os gestores, professores, profissionais e estudantes da área da educação interessados em participar do encontro devem entrar em contato através dos telefones do sindicato (92) 3631-8446 e 9 9114-2865. O investimento para associados é de R$ 90 e não associados pagam R$ 130.