Meirelles apresenta evolução e larga com 9% em pesquisas

Foto - Bloomberg

Pesquisa divulgada nesta semana pela Vox Populi aponta que o candidato do MDB, Henrique Meirelles, possui 9% das intenções de voto dos eleitores goianos. O ex-ministro da Fazenda apresenta crescimento no cenário em que há pesquisa estimulada, ou seja, quando é apresentada aos entrevistados opções de candidatos. Meirelles aparece atrás de Jair Bolsonao, do PSL, com 23%, e de Marina Silva, com 12%.

De acordo com o cientista político David Fleisher, Meirelles é bem votado em Goiás por ser o estado onde é conhecido. Os números que apontam crescimento do candidato podem refletir na corrida presidencial.

“Isso conta alguns pontos para tentar alavancar a candidatura dele em outros estados. Mas tem que levar em consideração que é o estado que ele é mais conhecido e porque Goiás é muito perto de Brasília e, porque como ministro da Fazenda e presidente do Banco do Brasil, então não sei a vai embalar, mas é um passo à frente.”

Também foi colocado aos eleitores a possibilidade de escolha do presidente que está mais preparado para resolver problemas econômicos do Brasil. Nesse cenário, Henrique Meirelles ocupa a segunda posição, com 14% da preferência dos eleitores, atrás apenas de Jair Bolsonaro (21%).

Em visão nacional, a pesquisa encomendada em julho pela XP Investimentos apontou evolução de Meirelles. Em um dos cenários analisados, o emedebista era citado por 3% dos entrevistados, enquanto no final de junho ele aparecia com 1% da preferência dos eleitores.

Reportagem, Juliana Gonçalves