32.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Mercado financeiro mostra sinais de recuperação após greve dos caminhoneiros

“Essa recuperação é muito nítida, pois contamos com movimentos muito precisos no mês de julho”, explica o Economista Pedro Coelho Afonso.

O movimento no mercado financeiro desabou no mês de maio após o Ibovespa cair mais de 10%. Porém, no mês de julho, contrariando muitas expectativas pessimistas, já é possível enxergar traços de uma recuperação real. O mês de julho foi marcado por tréguas no mercado, pós as perdas que ocorreram em maio e junho deste ano e impactou também no dólar. Mesmo com estas recuperações os ativos se mantém convivendo com uma volatilidade intensa.

“A recuperação é muito nítida, pois contamos com movimentos muito precisos, com correção de 3% no dólar, subida da bolsa de valores, que acabam por não representar nenhum impacto significativo na acumulado anual, pois houve ajustes bem acentuados nos meses passados”, explica o Economista Pedro Coelho Afonso. Com a baixa do dólar os fundos cambiais que acompanham as variações da moeda americana cederam cerca de 4%. O Ibovespa, por exemplo, mesmo com sua queda de 1,31% no pregão não afetou o bom desempenho do mercado de ações no mês.

A alta do mercado presente em julho foi sustentada principalmente por um maior desejo por risco no exterior. “Percebe-se que aparentemente é uma quitação do mercado em relação às expectativas das eleições que vem se aproximando. Mas enquanto não estivermos com os presidenciáveis muito bem definidos dificilmente teremos uma tendência mais clara de movimento, queda ou alta”, finaliza Pedro.

Sobre – Pedro Coelho Afonso

Economista e graduado em relações internacionais Pedro Afonso possui mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro, passando por grandes instituições, sempre na área de gestão de investimentos, como o Banco Santander, Rio Bravo e Nest Asset Management. Especialista em investimentos, Pedro Afonso procura mostrar de forma simples todos os produtos disponíveis hoje no mercado financeiro e traçar a melhor estratégia de diversificação para cada perfil de investidor, sempre focando em preservar o seu capital.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui