Ministério da Saúde faz alerta para pessoas que ainda não se vacinaram contra a gripe no Amazonas

Faltam apenas duas semanas para a campanha de vacinação contra a gripe acabar em todo o país. Porém, muitas pessoas que vivem no Amazonas ainda não se vacinaram. Por isso, a coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Ana Goretti, explica por que todas as pessoas que têm a recomendação para receber a vacina precisam ser imunizadas imediatamente:

“A vacinação não é importante só para pessoa que toma vacina, ela é importante, também, para sua comunidade. Lembrando também que a gente tem um grupo de pessoas que por ter terminado os motivos de saúde não pode se vacinar como, por exemplo, pacientes que tem um sistema imunológico comprometido, que não podem tomar determinadas vacinas, eles acabam sendo beneficiados por essas altas coberturas vacinais porque aí você não vai circular doença e ele está protegido. Quando você não tem altas coberturas vacinais você acaba também prejudicando essas pessoas que, por motivos de saúde, não podem se vacinar”.

A vacina contra a gripe estará disponível em todo o país somente até o dia primeiro de junho. Por isso, se você faz parte dos grupos que têm prioridade para receber a vacina, não deixe para a última hora. Vá o mais rápido possível até um posto de vacinação antes do inverno chegar, já que é essa a época de maior circulação dos vírus mais graves da doença. Confira quais são as pessoas que têm recomendação para receber a vacina: acesse saúde.gov.br

Reportagem, Janary Damacena.