Ministro da Fazenda diz que não haverá aumento de imposto para compensar diesel mais baixo

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, garantiu que a redução de 0,46 centavos do preço do diesel para atender reivindicação dos caminhoneiros em greve não vai ser compensada com aumento da tributação. Segundo ele, o mecanismo encontrado pelo governo vai ser a redução de incentivos fiscais concedidas nos últimos anos a setores específicos. O representante do Executivo participou nesta terça-feira (29) de uma audiência conjunta das comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Infraestrutura (CI).

– Disse e repito que, ao reduzir tributos sobre o diesel, não haverá alteração na carga de imposto sobre a população em geral, mas para segmentos empresariais específicos que contam com benefícios fiscais, os quais cresceram de modo significativo entre 2010 e 2015. Vamos reverter alguns desses benefícios. Portanto, do ponto de vista tributário, tenho tranquilidade em dizer que estamos até avançando e melhorando a qualidade da carga tributária. – afirmou.

Condições

Eduardo Guardia explicou que as medidas tomadas pelo governo para atender aos caminhoneiros levaram em conta quatro condições, que foram cumpridas de forma transparente e com total respeito à legislação: redução do preço do diesel na bomba, respeito às restrições orçamentárias, preservação da autonomia da Petrobras na política de preços e manutenção da competição no mercado, visto que 25% da oferta do combustível são supridos por importadores.

Para chegar aos 46 centavos de redução, o ministro explicou que 16 centavos virão do PIS/Cofins e Cide e outros 30 centavos serão obtidos por meio de subvenção econômica à Petrobras e demais importadores. Segundo ele, esses 16 centavos equivalem a R$ 4 bilhões, que precisam ser compensados, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

– Por isso, não poderíamos tirar mais do PIS/Cofins e da Cide, pois teríamos que conseguir uma compensação no mesmo exercício financeiro, que só poderia ser feita mediante aumento de alíquota, aumento de imposto ou redução de incentivos fiscais – explicou.

Subvenção

Os outros 30 centavos da redução representam R$ 9,5 bilhões, que serão obtidos com subvenção econômica, a serem financiados pelo governo com uma folga orçamentária de R$ 5,7 bilhões e cancelamento de dotações orçamentárias já existentes (R$3,8 bilhões).

– Do ponto de vista fiscal, é uma medida transparente, com custo e fonte claros. Estamos respeitando a LRF. Os cortes de despesas serão detalhados. Esse esforço brutal vai exigir sacrifícios: cortar R$3,8 bilhões numa situação difícil e abrir mão da reserva de R$ 5,7 bi, mas é algo consistente com nossa situação fiscal – afirmou.

Oposição

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) considera que as medidas anunciadas pelo governo federal para conter os protestos dos caminhoneiros não resolverão os problemas graves do país. Ela disse que, como o desconto de R$0,46 no preço do litro do óleo diesel não abrange outros combustíveis.

A senadora contestou o argumento de que a Petrobras não poderá cobrir a diferença de preço, pois a estatal desempenha uma função pública e tem margem de lucro suficiente para arcar com esse custo adicional. Vanessa cobrou mudança na política de preços na Petrobras, argumentando que o controle de preços vigente nos governos do PT não foi capaz de levar a empresa à falência.

Em sua opinião, o presidente Michel Temer espera que o povo pague a conta dos benefícios aos caminhoneiros através do Orçamento Geral da União.

— E o que é o Orçamento Geral da União, senão um recurso público que é distribuído nas áreas de educação, de saúde, de habitação, de moradia, enfim, de infraestrutura? É daí que eles querem tirar.