25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Ministro Dias Toffoli é eleito presidente do STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito nesta quarta-feira (8) para a presidência da Corte pelo próximo biênio. A eleição foi realizada entre os próprios ministros do tribunal, e Toffoli foi eleito com 10 votos favoráveis e um contrário.

A eleição foi protocolar, ou seja, pelo sistema de rodízio baseado no critério de antiguidade. Dias Toffoli foi eleito por ser o ministro mais antigo que ainda não presidiu o STF. Na mesma sessão também foi eleito o vice-presidente para os próximos dois anos, o ministro Luiz Fux.

Toffoli é Nascido em Marília, interior de São Paulo, e é graduado em Direito pela USP. É especialista em Direito Eleitoral e foi professor de Direito Constitucional e Direito da Família.

Já atuou como advogado do Partido dos Trabalhadores (PT) e está desde outubro de 2009 no Supremo, onde sucedeu o então ministro Carlos Alberto Menezes, falecido no mesmo ano. Desde 2016 é vice-presidente do STF na gestão da ministra Cármen Lúcia, a quem sucederá.

Sua indicação para a corte foi realizada pelo então presidente Lula. À época, a sua nomeação foi contestada pela proximidade com o ex-presidente, pela falta de títulos acadêmicos e pela pouca idade – quando assumiu a cadeira no Supremo, tinha apenas 41 anos. A posse de Toffoli está prevista para 13 de setembro.

Reportagem, Andressa Ribeiro

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui