Moradores do Viver Melhor III recebem orientação sobre o lixo

Aproximadamente 2 mil famílias, que moram no Residencial Viver Melhor 3, no Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus, receberam orientação de equipes de conscientização da Prefeitura de Manaus sobre coleta e descarte do lixo.

A ação educativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), começou no último sábado, 30/7, e terminou nesta quarta-feira, 1º/8, e percorreu 1.344 apartamentos.

A equipe, que engloba 15 pessoas, atuou na orientação da população sobre melhores práticas para tratar o lixo doméstico e a importância de se exercer a cidadania, deixando o lixo no local correto e em horário próximo da passagem dos carros coletores.

A coordenadora de uma das equipes, Priscila Pontes, explicou que no Viver Melhor é feita de porta em porta, orientando para que o lixo seja depositado fora por volta de 6h da manhã ou de noite. Segundo ela, a ideia é reduzir o derrame de lixo causado por animais.

A questão do lixo dos moradores vem sendo trabalhada seriamente pelos representantes dos moradores. As ações de conscientização reforçam e complementam os serviços públicos de limpeza da cidade. O trabalho leva até a porta da casa do cidadão informações sobre a coleta de lixo e a importância da reciclagem e manutenção da limpeza dos igarapés. Por dia, as equipes de conscientização percorrem em média 20 ruas e falam com cerca de 400 pessoas.

Em 2 mil dias de gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, mais de 400 mil pessoas receberam a visitação dessas equipes. Por mês, aproximadamente 8 mil pessoas são alcançadas pelo trabalho de sensibilização, que vem percorrendo toda a cidade levando a mensagem de preservação e cuidados com os logradouros, praças e igarapés.