24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Moradores e comerciários do centro devem se cadastrar, a partir de segunda-feira, para uso do Zona Azul, com benefícios

A partir desta segunda-feira (18), moradores e comerciários do Centro de Manaus devem se cadastrar, para que possam utilizar vagas do estacionamento rotativo Zona Azul, com os benefícios que serão concedidos. O sistema começa a funcionar com cobrança de taxa a partir do dia 30 deste mês.

Os moradores das áreas onde o Zona Azul funcionará terão direito à isenção da taxa, sendo um veículo por residência. Os comerciários terão tarifa especial, com desconto de 50%, sendo um veículo por trabalhador. Nas vagas para moradores e trabalhadores do Centro não será aplicado o tempo limite de ocupação, que é de 3 horas, para os veículos em geral. Os que estiverem cadastrados, portanto, ficam livres da rotatividade.

O valor cobrado para estacionamento, nas áreas do Zona Azul, será de R$ 2,45 a hora. De segunda-feira à sexta-feira, o sistema funcionará das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. No domingo não haverá cobrança.

O sistema Zona Azul vai ordenar o fluxo de veículos estacionados no Centro da cidade. O projeto foi implantado no dia 17 de janeiro e, até o momento, vinha funcionando apenas em caráter educativo, sem cobrança de taxa. Durante a fase de estudos, o prefeito Arthur Virgílio Neto determinou que fossem feitas modificações, para que o sistema passasse a funcionar, sem prejuízos para os comerciários, que agora terão valores diferenciados, e moradores, que estarão isentos da cobrança.

O sistema é operacionalizado pelo Consórcio Amazônia. O diretor Operacional do Consórcio, Guilherme do Amaral Rocha, explica que foram estabelecidos critérios que devem ser seguidos, tanto pelos moradores como pelos comerciários, para que possam usufruir dos benefícios. Foi estipulado um veículo por trabalhador e um por residência, sendo necessária atualização cadastral, trimestralmente.

No caso dos moradores, é preciso apresentar cópia de identidade e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone, não superior aos últimos 90 dias). Para quem aluga imóvel, se não houver conta de consumo, deve apresentar cópia do contrato de locação. Em ambos os casos, é preciso apresentar, também, cópia autenticada do certificado de propriedade do veículo.

No caso dos trabalhadores, os documentos exigidos são: comprovação da condição de comerciário, bancário ou prestador de serviços naquela área da cidade, por meio de uma declaração da empresa em que atua; cópia da Carteira de Trabalho; e cópia autenticada do certificado de propriedade do veículo.

Os documentos devem ser apresentados na sede do Consórcio Amazônia, na avenida Leonardo Malcher, 834, Centro, próximo ao Sebrae, no horário comercial – das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h.

As vagas para os moradores serão nas ruas que circundam o quarteirão da residência ou que estejam na divisa deste. A casa que estiver instalada em área destinada ao estacionamento para comerciários e profissionais que trabalham no Centro, mesmo nesses locais, o morador terá a isenção do pagamento da taxa, respeitando o perímetro estabelecido.

As vagas para os comerciários serão disponibilizadas dentro dos limites do sistema Zona Azul, em dois setores perimetrais, que envolverão deslocamento de aproximadamente 500 metros, para que se dirijam até o local de trabalho.

PARA TIRAR DÚVIDAS

Vagas disponíveis

O sistema Zona Azul irá operar, inicialmente, com 1.700 vagas de estacionamento. As vagas estarão disponíveis na avenida Eduardo Ribeiro e nas ruas 10 de Julho, Barroso, Henrique Martins, Rui Barbosa, 24 de Maio, Costa Azevedo, Marçal, Dona Libânia, Monsenhor Coutinho, Tapajós, Lobo D’Almada, Joaquim Sarmento, José Clemente, Ramos Ferreira, Frei Lourenço e Ferreira Pena.

Pagamento

O pagamento pode ser feito por meio do portal www.zamanaus.com.br ou pelo aplicativo “Zona Azul”, disponível gratuitamente nas lojas Google Play ou Apple Store. A concessionária do sistema está também firmando parceria com os lojistas do Centro, para habilitar alguns pontos de vendas de créditos.

Vagas específicas para os comerciários

As vagas para os comerciários estarão centralizadas nos seguintes locais: avenida Joaquim Nabuco e suas travessas, até a avenida Getúlio Vargas (ruas Lauro Cavalcante; Huascar de Figueiredo, 24 de Maio, 10 de Julho e Ramos Ferreira); rua Luiz Antony e suas travessas, até a rua Epaminondas (ruas Simão Bolívar, Ramos Ferreira, Monsenhor Coutinho, 10de Julho, Padre Estélio Dalison, Travessa Padre Ghisland, Frei José dos Inocentes, Bernardo Ramos, Avenida Sete de Setembro, Visconde de Mauá, Governador Vitório e Tamandaré).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui