27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Mostra de cinema “Olhares sobre o Refúgio” chega a Boa Vista e Manaus para celebrar Dia Mundial do Refugiado

Com exibições gratuitas, programação terá o pré-lançamento do documentário “Zaatari – Memórias do Labirinto”, sobre campo de refugiados na Jordânia

Brasília, Boa Vista e Manaus, 18 de junho (ACNUR) – De 20 a 23 de junho, as capitais de Roraima e do Amazonas poderão celebrar o Dia Mundial do Refugiado 2018 por meio da sétima arte. Pela primeira vez Boa Vista e Manaus receberão a mostra de filmes “Olhares sobre o Refúgio”, com títulos inéditos e outros já consagrados pela crítica. As exibições são gratuitas e acontecem no SESC Roraima (em Boa Vista), e no Casarão de Ideias (em Manaus), entre os dias 20 e 23 de junho – detalhes da programação abaixo.

A principal atração da mostra é o documentário “Zaatari – Memórias do Labirinto”, selecionado para o Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade”, de 2018. Intenso e surpreendente, o filme traz à tona a pior crise migratória na história da humanidade desde a Segunda Guerra Mundial: o conflito na Síria – e a busca por reconstruírem suas vidas em um dos maiores campos de refugiados do mundo, na Jordânia.

O documentário é uma coprodução internacional GRIFA FILMES e NÓS, com Gebrueder Beetz Filmproduktion, Globo Filmes, Globo News, Canal Brasil e os canais ZDF /Arte, da Alemanha. A direção é de Paschoal Samora.

Outro documentário coproduzido por Brasil-Alemanha que integra a programação é “Exodus: De Onde Eu Vim Não Existe Mais”, que traz a realidade de países como Sudão do Sul, Mianmar, Argélia e Togo, e conta com a narração de Wagner Moura. Já “Ivan”, de Guto Pasko, retrata o reencontro de um homem que viveu 68 anos como refugiado com parentes e amigos em seu país de origem.

As sessões serão gratuitas e integram uma programação que também inclui uma festival cultural de migrantes e refugiados em Manaus e a realização de um seminário em Boa Vista. O ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) realiza essa mostra em parceria com a Caritas Manaus, o centro cultural Casarão de Idéias e o SESC Roraima.

A Mostra “Olhares sobre o Refúgio” também acontece em Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Rio de Janeiro. A programação completa do Dia Mundial do Refugiado no Brasil está disponível em: http://www.acnur.org.br/diadorefugiado

Outras atividades em Amazonas e Roraima – Promovida pela Caritas Manaus, a Festa Cultural do Migrante reunirá a população refugiada e migrante da cidade numa noite de integração e celebração intercultural. A festa acontecerá no dia 23 de junho, a partir das 19h, na quadra da Paróquia São Geraldo (Rua São Geraldo, S/N, Bairro São Geraldo.

Já em Boa Vista, a Federação das Indústrias do Estado (FIERR) realiza na manhã de quarta-feira (20/06) um seminário com empresas privadas para promover a inserção de cidadãos venezuelanos no mercado de trabalho. A iniciativa é uma parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o governo federal e a FIER.

Sobre o Dia Mundial do Refugiado – Desde 2001, o Dia Mundial do Refugiado é celebrado do dia 20 de junho, de acordo com resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para o ACNUR, a data é uma oportunidade para celebrar a coragem, a resistência e a força de todos os homens, mulheres e crianças forçados a deixar suas casas por causa de guerras, conflitos, perseguições e graves violações dos direitos humanos. Em busca de proteção, estas pessoas deixam tudo para trás – exceto a esperança e o sonho de um futuro mais seguro.

Serviço:

Mostra de cinema “Olhares sobre o Refúgio” – em celebração ao Dia Mundial do Refugiado

Boa Vista
Data: 20 a 23 de junho de 2018
Horário: 19h ou 20h
Local: Sesc Boa Vista – R. João Barbosa, 143 – Mecejana
Entrada franca
https://bit.ly/2JD3fNB

20/6, às 19h – “Zaatari – Memórias do Labirinto”
21/6, às 20h – “Era o Hotel Cambridge”
22/6, às 20h – “Exodus, de onde eu vim não existe mais”
23/6, às 20h – “Ivan”

Manaus
Data: 20 a 23 junho de 2018
Horário: 18h30
Local: Casarão de Idéias – R. Barroso, 279 – Centro
Entrada franca
https://bit.ly/2JKleO0

20/6, às 18h30 – “Zaatari – Memórias do Labirinto” + Roda de Conversa com ACNUR e Caritas Manaus
21/6, às 18h30 – “Ivan”
22/6, às 18h30 – “Exodus, de onde eu vim não existe mais”
23/6, às 18h30 – curtas-metragens
“A Linguagem do Coração”
“Recomeços: sobre mulheres, refúgio e trabalho”
“Bem-Vindo ao Canadá”

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui