Mototaxistas em protesto são bloqueados pela PM para evitar acesso à SMTU: Veja vídeos

Manaus – Mototaxistas regulares de Manaus se reuniram na Alameda do Samba, zona Centro-oeste da cidade, na manhã desta quarta-feira (14) e realizaram um protesto contra a falta de fiscalização do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) aos profissionais irregulares. Na ocasião, policiais militares bloquearam uma rua para evitar que os profissionais alcançassem na manifestação.

Segundo os mototaxistas entrevistados pelo Amazonas Notícias,  apenas oito fiscais do órgão trabalham fiscalizando os nove modais que existem em Manaus. Eles cobram maior serviço de fiscalização da prefeitura de Manaus.

São quase 3 mil profissionais legais na capital amazonense e quase o triplo da quantidade de profissionais ilegais, que não são fiscalizados. A categoria seguiu da Alameda do Samba com destino à Secretaria Municipal de Transportes urbanos (SMTU), na zona Norte. No meio do caminho, pelo menos quatro viaturas da Polícia Militar bloquearam a via de acesso ao órgão para evitar que os mototaxistas fossem até o local.

O superintendente de Transportes Urbanos, Franclides Ribeiro, se pronunciou sobre as reivindicações da categoria. Ele pediu calma aos trabalhadores para entender a atual situação do país e o aumento do desemprego. Segundo ele, muitas pessoas ficaram desempregados e viram no trabalho informal ilegal uma forma de sobrevivência. Franclides disse que vai aumentar a fiscalização na cidade.

Veja vídeo do superintendente: