Moura Tapajóz discute protocolo de dieta do recém-nascido prematuro

Nesta terça-feira, 31/7, às 19h30, a Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, promove workshop para apresentar e discutir proposta para implantação, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da maternidade, de protocolo de dieta enteral para o recém-nascido prematuro. O evento acontecerá no auditório da maternidade e será orientado pela médica pediatra Samira Porto de Almeida Ribeiro.

A diretora da MMT, Angélica Marocchio, explicou que os bebês nascidos prematuramente, com baixo peso, correm riscos significativos, inclusive de não desenvolver corretamente suas funções cognitivas. Segundo ela, é muito importante que esses recém-nascidos recebam suporte nutricional adequado durante o período que estiverem na UTI neonatal.

O workshop é uma iniciativa da Coordenação da UTI Neonatal da maternidade e o público-alvo são os profissionais médicos pediatras e enfermeiros da MMT.

Conforme a pediatra Samira Ribeiro, a ação é uma estratégia com o objetivo de qualificar e padronizar o cuidado e o atendimento aos recém-nascidos prematuros e, consequentemente, diminuir o risco de mortalidade neonatal na MMT.