Moura Tapajóz sedia Encontro de Supervisão do Programa Mais Médicos

A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, sedia nesta sexta-feira, 20/7, no auditório da unidade localizada na Compensa, o Encontro de Supervisão Locorregional do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB). O encontro, que acontece a cada três meses, é um espaço coletivo de ensino-aprendizagem, no qual as práticas e as realidades de saúde vivenciadas pelos médicos podem ser compartilhadas e aperfeiçoadas.

Segundo o tutor acadêmico do projeto, o médico Mauro Magaldi, a atividade é obrigatória e preconizada pelo Ministério da Educação (MEC). Ele explica que, neste mês de julho, acontecerão vários encontros entre tutores, supervisores e supervisados para fortalecer a educação permanente e a integração entre os profissionais das redes de atenção à Saúde.

A médica e supervisora do Projeto Mais Médicos, Zélia Campos, destacou que os encontros são importantes para discussões de caso, atualizações sobre manejos e protocolos clínicos e, principalmente, pela troca de experiências, pois é preciso levar em consideração as características e as singularidades de cada vivência, bem como as especificidades regionais, pois, mesmo sendo municípios da mesma região, temos realidades diferentes.

Durante o encontro, será realizada pela parte da manhã uma visita in loco à Unidade Básica de Saúde O-22, na Compensa, quando os supervisados poderão acompanhar a prática das ações em Saúde da Mulher realizadas na unidade. À tarde, acontecerá uma discussão conjunta sobre o mesmo tema com a chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Rita de Cássia Jesus e, na sequência, o médico ginecologista e obstetra Carlos Henrique Freire abordará o tema “Hipertensão e Gravidez no Pré-Natal”.

O Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) foi instituído no âmbito do Programa Mais Médicos, que faz parte de um planejamento para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por intermédio de investimentos em infraestrutura de hospitais e unidades básicas de saúde, além de proporcionar maior número de profissionais médicos para regiões onde havia déficit.

A primeira turma de médicos do programa chegou a Manaus em março de 2013. Durante a permanência no PMMB, os médicos participam de processos de aperfeiçoamento profissional, numa perspectiva de educação permanente.

A coordenação do Projeto Mais Médicos é realizada pelo MEC e pelo Ministério da Saúde (MS), que determinam as regras de funcionamento deste Projeto por meio de aparatos normativos e técnicos, elaborados por ambos.