Oportunidade para conhecer o papel da instituição na formação profissional e as tendências da indústria

Palestras, minicursos, orientação profissional e visitas a laboratórios que simulam o dia a dia da indústria são atividades que farão parte da programação gratuita da 9ª edição do Mundo SENAI nesta quinta-feira (14). As Escolas SENAI Antônio Simões e de Ações Móveis Comunitárias, ambas localizadas na Av. Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial, estarão de portas abertas das 8h às 17h.

O objetivo desta iniciativa nacional da Rede SENAI é divulgar ocupações técnicas da indústria e cursos oferecidos pela instituição. A programação é destinada a jovens que querem ingressar no mercado de trabalho, trabalhadores, indústria e a sociedade em geral.

 

“É uma oportunidade para conhecer a atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial nas áreas de educação profissional, inovação e serviços técnicos e tecnológicos, e apresentar o importante papel de nossa instituição na formação da mão de obra para a indústria”, disse o diretor do SENAI Amazonas, Rogério Pereira.

A abertura terá início às 8h30 no auditório do SENAI e, na oportunidade, o diretor da instituição vai apresentar a contribuição do SENAI para o mercado de trabalho ao longo de seus 60 anos, período que qualificou mais de 700 mil jovens e adultos em 22 das 26 áreas industriais presentes no Amazonas.

O mágico educador, William Reis, é o convidado especial para a abertura da programação que abordará de forma interativa e mágica o tema “Indústria 4.0: conectividade tecnológica e a 4ª Revolução Industrial”.

Durante todo o dia mais de cem atividades serão realizadas nos espaços de ensino e aprendizagem das Escolas Antônio Simões e de Ações Móveis e Comunitárias. Dentre elas, destacam-se as 10 mostras em sistema de treinamento interativo, sistema modular de produção com robô, robótica lego, projetos com Arduino, eletrônica geral, eletrônica industrial, soldagem, eletrônica analógica, eletrônica digital, e equipamentos de ESD.

O público visitante também poderá participar das oficinas de libras, robótica lego, manipulando fotos com Adobe Photoshop, realidade aumentada, e pão de queijo e decoração de cupcake.

Os técnicos e instrutores do SENAI também demonstrarão práticas de atividades profissionais ao realizar simulações de calibração de instrumentos eletrônicos, medição com MMC-tridimensional, medição com instrumentos convencionais, e projeção ortográfica para desenho técnico, além de outras demonstrações e minicursos de ocupações profissionais ensinadas na instituição.

As Escolas SENAI Waldemiro Lustoza, do bairro Cachoeirinha, e Demóstenes Travessa, do Distrito Industrial, estarão fechadas, mas se farão presentes na área de exposição da programação do Mundo SENAI. Em Iranduba, na Agência SENAI Elias Jacob Benzecry, a apresentação do universo das profissões e das visitas aos laboratórios vão ocorrer na sexta-feira (15), das 8h30 às 17h.