27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Novo delegado-geral da Polícia Civil toma posse e reitera o compromisso com a instituição

Na tarde desta segunda-feira (17/9), o delegado Frederico de Sousa Marinho Mendes tomou posse como o novo delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, durante solenidade realizada no Auditório Elcy Barroso, nas dependências da Delegacia Geral, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da cidade. O novo delegado-geral da instituição foi nomeado pelo governador do Estado, Amazonino Mendes, a contar do dia 10 de setembro deste ano. Na ocasião, Frederico Mendes reafirmou o compromisso com a instituição e com os servidores.

A mudança no comando da Polícia Civil do Amazonas faz parte da implantação do GuardiAM 24 horas, programa de reestruturação no Sistema de Segurança Pública do Estado, resultado da consultoria da Giuliani Security e Safety, e conta, também, com a nomeação do delegado Ivo Henrique Moreira Martins, que passou a atuar como delegado-geral adjunto da instituição, que foi nomeado para o cargo no dia 3 de setembro deste ano.

Solenidade – Além dos novos gestores da Polícia Civil do Amazonas, participaram do evento o chefe da Casa Civil do Estado, Arthur Lins, que no ato representou o governador do Amazonas, Amazonino Mendes; o secretário de Estado da Fazendo (Sefaz), Alfredo Paes; o secretário extraordinário e coordenador do Programa GuardiAM, coronel Walter Cruz; o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Anézio Paiva; o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Cláudio Silva.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Mauro Freire; o superintendente Regional da Polícia Federal no Amazonas, delegado Alexandre Saraiva, além de demais autoridades que compõe a cúpula da Segurança Pública do Estado e servidores da instituição.

Pela terceira vez no comando da Polícia Civil do Amazonas, Frederico Mendes reiterou, durante pronunciamento, o comprometimento e a dedicação com os trabalhos que serão desempenhados durante essa gestão.

“Agradeço a confiança governador do Estado,Amazonino Mendes,bem como a toda a cúpula do Sistema de Segurança Pública por ter indiciado meu nome para ser delegado-geral e ter confiado a mim, mais uma vez, essa missão honrosa.A sociedade e com a minha própria família de cumpri-la, uma vez que sabemos que o cargo demanda esforço. Irei cumprir mais uma vez essa tarefa com bastante rigor, lealdade e compromisso com a população”, pontuou Mendes.

Novos titulares –Durante o evento, Frederico Mendes explicouque houve reestruturação nas titulares de alguns Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas, bem como a reativação das seis delegacias Seccionais, que tem por finalidade comandar as atividades dos DIPs das respectivas zonas da cidade. O delegado-geral ressaltou que essa reformulação visa otimizar os trabalhos da instituição com a implementação do programa GuardiAM 24 horas.

Ao longo da solenidade, o secretário extraordinário, coronel Walter Cruz, explicou como a funcionalidade do Programa GuardiAM,o qual é coordenador. “O protocolo do programa exige uma segurança mais ágil, onde o cidadão seja o nosso foco.E para isso a gente tem que ter pessoas que tenham realmente esse perfil, de querer fazer acontecer, de buscar integrar, de gostar de tecnologia, de usar a ferramenta do treinamento e de usar a inteligência”, pontuou.

Currículos dos novos gestores

O delegado Frederico Mendes é amazonense, formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pós-graduado em Direito Público e Criminologia. Mendes ingressou na instituição em 1986, por meio de concurso público. Com 32 anos de carreira policial, esta é a terceira vez que Mendes assume o mais elevado cargo dentro da instituição. A primeira ocasião ocorreu de 2004 a 2005.

A autoridade policial também ocupou o cargo de delegado-geraladjunto no período de 2002 a 2004. Durante quatro anos foi secretário do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). Exerceu, porduas vezes, o cargo de corregedor auxiliar da Polícia Civil. Mendes também já esteve à frente do 3º, 4º e 9º Distritos Integrados de Polícia (DIP), da extinta Delegacia do Menor Infrator, Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (Deops), além de atuar por quatro anos como delegado plantonista.

De janeiro à outubro de 2017, Frederico Mendes atuou pela segunda vez como delegado-geral da instituição, tendo como adjunto o delegado Ivo Martins, como quem irá trabalhar novamente nessa nova gestão. Atualmente Mendes estava à disposição do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

Ivo Martins é carioca e reside em Manaus desde 2011, quando passou a integrar o quadro efetivo da Polícia Civil do Estado, após aprovação em concurso público realizado pela instituição em 2009. O delegado é formado em Direito pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro (RJ) e pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, em Brasília. Na Polícia Civil do Estado Ivo Martins atuou como titular dos 18º e 30º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Após exercer o cargo delegado-geral adjunto, Ivo Martins foi designado à Secretaria-Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), onde exerceu a função de diretor de departamento estava lotado até receber o convite para atuar novamente como delegado-geral adjunto da instituição.

FOTO: Erlon Rodrigues / Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Amazonas.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui