24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Número de bicicletas e carros produzidos cresce em julho

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o número de bicicletas produzidas no Brasil no mês passado foi 31,7% superior em relação à julho de 2017. As fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus produziram 67.068 unidades no mês de julho de 2018, contra 50.929 unidades fabricadas em 2017.

O crescimento na produção também foi visível no acumulado dos sete meses deste ano, onde foram produzidas 399.086 bicicletas, um aumento de 10,5% se comparado a 2017.

Seguindo o mesmo ritmo, o número de carros produzidos em julho também foi superior ao mesmo período de 2017. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram fabricados 245,8 mil unidades, um crescimento de 9,3% em relação às 224,8 mil unidades produzidas em junho de 2017.

Para o membro do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal Newton Marques, embora as indústrias tenham apresentados dados de crescimento, a expectativa é de uma queda para o segundo semestre de 2018.

“Se a gente considerar que esse saque, por exemplo, do FGTS e do PIS/PASEP não vai se dar continuamente, e que a economia não conseguiu ainda decolar, a gente não tem essa garantia de que isso continue. Porque em ano de eleição está todo mundo esperando o que vai acontecer, quem são os presidenciáveis que tem chances de virar presidente, então a economia está em compasso de espera. Então, eu acredito que a gente pode até ter algumas notícias, mas não tão espantosas, algo surpreendente”.

No entendimento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a recuperação da atividade industrial ainda é parcial. Os últimos indicadores, divulgados em junho, apontam que, embora o faturamento tenha apresentado melhora, a recuperação das horas trabalhadas e da utilização da capacidade instalada foi menor do que as quedas registradas em maio.

Com a colaboração de Andressa Ribeiro, reportagem Tácido Rodrigues

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui