26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Obras de duplicação da AM-070 são retomadas

As obras de duplicação da rodovia AM-070, a Manuel Urbano, serão intensificadas a partir deste fim de semana. Segundo informação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), isso acontecerá após a realocação ou substituição dos postes de energia situados na lateral da pista, que ocorrerá até esta quinta-feira (31/05). A previsão foi dada por técnicos da Eletrobras Amazonas Energia.

O serviço de deslocamento dos postes de energia está bem adiantado e recebeu prioridade na área próxima à ponte do Ariaú, para que não houvesse nenhum entrave no lançamento das longarinas da ponte, pois, devido à proximidade dos postes de alta tensão, poderia provocar acidentes com as máquinas e guindastes usados nesta operação. A realocação dos cerca de 450 postes está sendo feita do km 35, próximo à ponte, até o km 78.

Outro serviço que se encontra bem adiantado é o de supressão vegetal do trecho da AM-070 que será duplicado, com percentual físico da ordem de 90%. As desapropriações também seguem dentro do ritmo esperado. Os trechos liberados e que apresentam as condições apropriadas já estão recebendo os serviços de terraplanagem e drenagem.

Sítio arqueológico – Apenas um trecho, localizado entre o km 64 e o km 68 ainda não está liberado. Situado na área denominada Capoeira dos Índios, o trecho detém um sítio arqueológico que ainda não recebeu liberação pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Geográfico Nacional (Iphan).

Outra frente de trabalho, a da ponte do Miriti, já está mobilizada com máquinas e equipamentos, estacas, tapumes, banheiros químicos, bem como equipes de trabalho, aguardando apenas a chegada dos insumos, como areia, cimento e armaduras, dentre outros, para iniciar os serviços. O canteiro principal, situado no km 57, também está mobilizado com todo o material necessário para a obra, inclusive com usina de asfalto. “Estamos com tudo pronto para retomar o ritmo de trabalho”, reforçou o secretário Oswaldo Said.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEINFRA

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui