24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Olimpíada da Terceira Idade inicia nesta sexta-feira em Manaus

A ansiedade toma conta de mais de 2,6 mil idosos que irão participar da 20ª edição da Olimpíada da Terceira Idade, a partir desta sexta-feira, 21/9, quando se dá a abertura do evento esportivo criado pela Prefeitura de Manaus, para promover a socialização, o esporte e a qualidade de vida da Terceira Idade de Manaus.

Em seis dias de competições, os 30 grupos inscritos, sendo 17 mantidos pela Prefeitura de Manaus e os outros 13 de forma independente, irão disputar em 14 modalidades a serem realizadas no Parque do Idoso, no Sesi e na Vila Olímpica de Manaus.

A abertura oficial da Olimpíada da Terceira Idade acontece sexta-feira, no Parque do Idoso, mas só no sábado, 22/8, os jogos iniciam de fato com as modalidades de dominó e bocha ainda no Parque do Idoso. Domingo não haverá competição, as disputas retornam na segunda-feira, 24/9, na Vila Olímpica de Manaus, com jogos de gerontovoleibol e tênis de mesa.

Já na terça-feira, 25/9, os jogos disputados serão futpenâlti, chute a gol e jogo de malha, no Clube do Trabalhador (Sesi). Lance livre na cesta, taco no disco, lançamento ao alvo, argolas e natação acontecerão na quarta-feira, 26/9, no Parque do Idoso. Na quinta-feira, 27/9, acontece as disputas de atletismo, na Vila Olímpica. Já na sexta-feira, 28/9, no Parque do Idoso, é realizado o concurso de dança, marcando assim o encerramento da 20ª edição da Olimpíada da Terceira Idade.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) há 20 anos, a Olimpíada da Terceira Idade é um dos principais eventos organizados pela Semjel, como afirma o secretário de Esporte, João Carlos. “Estamos confiantes em realizar mais uma Olimpíada da Terceira Idade com a excelência que foram as outras edições. Os nossos jovens idosos têm um carinho especial com o prefeito Arthur Virgílio Neto e procuramos retribuir esse carinho com um evento bonito e organizado para eles”, ressaltou o secretário.

Preparação

Faltando poucos dias para o início da Olimpíada, grupos da Terceira Idade vão preparando os últimos detalhes para iniciar bem na competição. Como é o caso do Centro de Esporte e Lazer (CEL) Ninimbergue Guerra, o ‘Bergão’, que tem tradição no gerontovoleibol e busca agora o tetracampeonato consecutivo.

“Nós temos uma gama de modalidades realizadas aqui no CEL ‘Bergão’, mas o nosso carro-chefe sempre foi o gerontovoleibol. Toda segunda, quarta e sexta, no horário vespertino, o grupo se reúne para fazer o treinamento da modalidade. Temos atletas na categoria 1, 2, 3 e 4 e nos dois naipes, masculino e feminino. Já são mais de 20 anos realizando esse trabalho e procuramos sempre mantê-los motivados”, declarou o coordenador do ‘Bergão’, Charles Badr.

Já a dona de casa Raimunda Anunciação, 62, irá representar o CEL Zezão pelas modalidades de argola e lançamento ao alvo. Ela conta que participa da Olimpíada há sete anos e que conquistou apenas uma medalha de ouro, agora ela buscará a segunda medalha dourada.

“Estamos nos preparando desde julho para chegar bem na Olimpíada. Já conquistei uma medalha de ouro e agora vou buscar mais uma”, contou aos risos e, em seguida, acrescentou. “Antes de participar das atividades eu me sentia muito sozinha em casa, meus filhos saiam pra trabalhar e eu se sentia muito só, abandonada. E lá a gente se sente importante, participa das atividades, brinca e se diverte”, afirmou.

Foto: Divulgação/Semjel

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui