27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Operação “Parcela do Impostor” – Mulher envolvida em golpe que causou prejuízo estimado em R$ 500 mil a clientes é presa em Manaus

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), sob o comando do delegado titular da unidade policial, Eduardo Paixão, deflagrou na manhã desta quarta-feira (25/4), por volta das 11h, a operação “Parcela do Impostor”, que resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva por estelionato em nome da consultora comercial Cyntia Valéria Belo Pereira, 44.

De acordo com a autoridade policial, a infratora trabalhava em duas empresas do ramo de financiamento de veículos que causou prejuízo estimado em R$ 500 mil em cerca de 200 clientes. Ao longo dos trabalhos, os policiais civis também apreenderam documentos que comprovam os golpes.

Conforme o titular da Decon, em cumprimento a mandado de busca e apreensão, expedido no dia 11 de abril deste ano, pelo juiz Eliezer Fernandes Júnior, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Manaus, a ação aconteceu nas duas empresas que a mulher trabalhava, situadas no mesmo lugar, em um shopping na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona centro-sul da capital.

Publicidade enganosa – Segundo o titular da especializada, as referidas empresas atraíam as vítimas por meio de publicidade enganosa, onde prometiam, por meio de anúncios, a redução de parcela de financiamento de automóvel em 50%. Com isso, a vítima efetuava o pagamento e posteriormente descobria que o boleto não tinha qualquer vínculo com o financiamento que havia solicitado.

“Em consequência dessa prática, o veículo das vítimas acabava sendo apreendido em razão do acúmulo de dívidas e as vítimas também acabavam com restrições no nome. Diante disso, as diligências foram iniciadas pela nossa equipe há dois meses, após recebermos diversas denúncias desse tipo. As vítimas percebiam que após entregar o carnê pago referente ao financiamento do veículo, os funcionários guardavam na gaveta o documento e em seguida disponibilizavam um novo carnê, convencendo as vítimas a continuarem efetuando o pagamento. Dessa forma, garantiam que já haviam diminuído a parcela do veículo e informavam para as vítimas que não tinham qualquer atendimento de renegociação de dívidas”, explicou Paixão.

O delegado ressaltou, ainda, que funcionários confessaram que eram orientados a mentir para os clientes para obterem êxito na prática criminosa. “Verificamos, ao longo das investigações, que uma das empresas é uma filial apenas aqui na capital e que a mesma já é apontada por causar golpes desse tipo em outros estados do país. Pudemos constatar que criaram uma segunda empresa que fica no mesmo lugar, apenas para mascarar a imagem da filial”, argumentou.

Reincidente – Em consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) foi constatado que Cyntia já possui passagem pela polícia por estelionato. Cyntia foi indicada por estelionato. Após os procedimentos cabíveis na especializada, a infratora será encaminhada ao Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), onde irá permanecer à disposição da Justiça.

Investigação Continua – A autoridade policial ressaltou que as investigações continuarão a fim de identificar e prender os funcionários, proprietários e sócios envolvidos no golpe. “Todo consumidor lesado por esse tipo de crime pode denunciar, por meio dos números da Decon: (92) 99962-2731 e 3214-2264. Asseguramos o sigilo da identidade dos informantes”, garantiu.

 

Após ser julgada pela Justiça, Cyntia Valéria Belo Pereira foi considerada inocente e absolvida dos crimes pelos quais era suspeita.

 

FOTO: Divulgação / Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Estado do Amazonas

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui