Operação retira carros abandonados nas ruas da zona Norte de Manaus

Operação realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Engenharia de Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) removeu 12 veículos abandonados em vias da zona Norte, na manhã desta segunda-feira, 25/6. Os agentes percorreram os bairros Cidade Nova, Cidade de Deus, Colônia Terra Nova, além do Manoa e Igarapé do Passarinho.

O trabalho de remoção é realizado por agentes de trânsito em várias etapas. Primeiro, é feito o mapeamento com a localização dos carros abandonados, de acordo com a solicitação de moradores, via telefone para o Plantão do Trânsito ou por meio de postagens nas redes sociais do Manaustrans. Os agentes fazem uma lista com a programação de remoção, tentam localizar o proprietário do veículo e dão um prazo para que a sucata seja retirada da via. Dois dias depois, voltam aos endereços e guincham os veículos que não foram retirados.

A Operação Sucata, de acordo com o diretor de Fiscalização do Manaustrans, Stanley Ventilari, também tem outra finalidade. “Estamos fazendo um trabalho de utilidade pública, pois esses veículos têm sido usados também como lixeira.”

Os carros removidos são levados para o parqueamento da Prefeitura de Manaus no bairro de Santa Etelvina, zona Norte. Para liberar os veículos apreendidos, o proprietário deve dirigir-se ao setor de atendimento do Manaustrans, apresentar os documentos, pagar despesas com a remoção e outras pendências como impostos não recolhidos, licenciamento e/ou multas.

As equipes do Manaustrans mantêm o monitoramento em outras áreas da cidade para identificar sucatas ou veículos em situação irregular. Para solicitar a retirada dos veículos os moradores podem ligar para o Plantão do Manaustrans 0800-092-1188.