‘Palacete tá na área!’ terá torneio de videogames e futebol com robôs

Evento alusivo à Copa do Mundo acontecerá no Palacete Provincial, com entrada gratuita

No próximo domingo, 24 de junho, o Palacete Provincial, na praça Heliodoro Balbi, s/Nº, conhecida como praça da Polícia, Centro de Manaus, entrará no clima da Copa do Mundo com o “Palacete tá na área!”, evento que contará com torneios de videogames, futebol com robôs, troca de figurinhas, futebol de botão, jogos em RPG e cartas. Realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), a programação acontecerá das 9h até às 17h e será gratuita.

As inscrições para participar das atividades serão feitas na hora do evento. Para os amantes de videogame, durante todo o dia haverá disputas entre os times das Seleções que participam da Copa do Mundo de 2018; os apaixonados por robótica poderão viver a experiência de controlar um robô com o objetivo de fazer a bola balançar a rede; já os jogadores de futebol de botão, além de realizar partidas nas mesas que estarão disponíveis no local, poderão tentar a sorte em desafios relâmpagos que valerão medalhas.

“Estamos preparando várias dinâmicas, entre elas, desafios como o de fazer três gols seguidos. Quem conseguir ganhará medalha”, conta Winnetou Almeida, presidente da Federação Amazonense de Futebol de Mesa, que comandará o espaço destinado à modalidade.

“Levaremos cinco mesas. Quadro delas com instrutores apresentando as principais modalidades – 12 toques, 3 toques e dadinho – para os visitantes”, conta Winnetou. “Vamos ornamentar a outra mesa com as bandeiras das equipes que temos no Estado e também expor os materiais como maleta, ônibus para guardar os botões, botão antigo e o famoso ‘Estrelão’ para mostrar como era o campo antigamente”.

Figurinhas e cartas – Sensação do momento, a troca de figurinhas do álbum da Copa também terá espaço no Palacete Provincial. No encontro, colecionadores terão a chance de encontrar os cromos que estão faltando e quem sabe completar o álbum.

A diversão também estará garantida para quem gosta de jogos de cartas, com o torneio de “FutCards”, o cardgame que simula uma partida de futebol. Com o time em campo, o jogador gerencia as cartas para fazer jogadas certas de ataque e defesa, lançar os dados e fazer gols.

Sebos – O público também poderá conferir os achados nos estandes dos sebos Edipoeira e Art Vinil Manaus que levarão boa parte de seus acervos (livros, revistas, CDs, DVDs e discos de vinil) para o evento.

De acordo com Judson Dantas, gerente do Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam), que está na organização, o evento vai atrair um novo público ao Palacete.

“Vamos reunir várias atividades com o tema futebol. O visitante poderá jogar um dos esportes mais amados do mundo de várias formas: com botão, em videogames modernos e retrôs, com cartas e até com robôs”, comenta. “Dessa forma, conseguimos trazer um público diferente e diverso aos nossos museus”.

FOTO: – Futebol de Mesa – DIVULGAÇÃO